Caio Martins e suas histórias….

O Estádio Caio Martins, localizado no Município de Niterói, RJ, foi inaugurado na década de 40, em 20 de julho de 1941, na época do Governador Ernani do Amaral Peixoto, Diretor de Educação Física, o Dr. Tobias Machado, e chefe do Serviço de Educação Física, a professora Danila Nicolau, a quem se atribui a idéia da construção do Estádio.

Segundo historiadores da época, como o professor Airton Ribeiro (já falecido) em “Histórias do Futebol de Niterói”, elaborado pela extinta Federação Fluminense de Desportos, o próprio Governador pretendia repetir em Niterói, o fenômeno ocorrido em São Paulo, onde o Santos Futebol Clube conseguira congregar toda a população da cidade praiana e assim se fazer representar no Campeonato Paulista de Futebol, com sucesso considerável. A exemplo do ocorrido em Santos, pretendia então, o Governador Amaral Peixoto, inserir um clube Niteroiense no Campeonato Carioca de Futebol, na época, indiscutivelmente, de maior expressão que o Campeonato Paulista.

Dentre os Clubes Niteroienses existentes à época, destacavam-se o Byron Futebol Clube, o Niteroiense Futebol Clube, o Ypiranga Futebol Clube e o Canto do Rio Futebol Clube, este último por ser elitizado, foi o escolhido para integrar o Campeonato Carioca até o ano de 1963, tendo sido afastado em 1965.

Quando se cogitou a construção do Estádio, pretendeu-se escolher um local mais ou menos central e de fácil acesso para os anseios de transportes da época, tendo sido escolhido uma área do bairro de Icaraí, de aproximadamente 47.8200 m2, onde funcionava um Canódromo, e apresentava algumas dificuldades topográficas, inclusive, a necessidade de canalização de dois rios, obra de considerável custo para a época. Assim, o 1º módulo construído foi o Campo de Futebol, para 1.200 espectadores; em seqüência A Piscina Olímpica e outra infantil e, finalmente o Ginásio Olímpico polivalente, com capacidade para 8.000 pessoas, sendo 592 cadeiras especiais e 82 lugares na Tribuna de Honra. Na época o maior do Brasil, abrigando em sua inauguração o Campeonato Mundial de Basquetebol, já na década de 50.

[img:Caio_Martins.jpg,resized,centralizado]

Fonte:Suderj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *