[img:portuguesa.jpg,full,centralizado]
No dia 14 de Maio de 1950 foi fundada na cidade de Londrina a Associação Atlética Portuguesa de Desportos,nome este colocado em homenagem a Lusa paulista onde clube passou a ser conhecido como a Lusinha paranaense,incluindo seu escudo e seu uniforme,idênticos a sua “matriz” paulista.
A ideia foi dada por um ex-dirigente do Londrina,que era descendentes de portugueses e que aproveitando suas origens resolveu criar um segundo clube para rivalizar com o tradicional Londrina,na cidade paranaense.Outro motivo usado para a criação deste novo time londrinense foi o afastamento de alguns jogadores do Londrina,como Zé Roberto,Rummenigue e Arnaldo,na década de 50.
Durante 47 anos o clube usou este nome de fundação,porém no ano de 1997 a equipe resolveu mudar de nome para Associação Portuguesa Londrinense.O clube atua no estádio Uaby Chaiben(da Vila Santa Terezinha) de sua propriedade para 4.000 pessoas e também no estádio do Café.
A Lusa passou um bom tempo inativa somente em 1997 voltou ao profissionalismo.Atualmente a equipe disputa a 1°divisão estadual.Sua maior conquista foi o Estadual da 2°Divisão em 2006.A equipe também possui um bom trabalho nas categorias de base e uma grande estrutura para suas equipes com um Centro de Treinamento próprio.
Beleza Roberto,muito bom
Melhorando o artigo: ano passado tentou mudar o nome para Grande Londrina, tentando aumentar sua torcida em Londrina, mas foi proibido pelo próprio Londrina EC. Neste ano, após uma união com o Cambé AC, está mandando os jogos da Copa Paraná em Cambé, no Estádio José Garbelini. Ainda não é definitiva essa união e mudança para Cambé, mas a média de público já está em mais ou menos 300 torcedores por jogo, coisa que em Londrina não chegava a 50.