O Esporte Clube Água Verde foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). O Tigre Alviverde foi fundado no dia 17 de dezembro de 1914, no bairro homônimo da capital curitibana.
Em 1926, uniu-se ao Savóia Futebol Clube, originando o Savóia-Água Verde. Posteriormente, na Segunda Guerra Mundial, o Savóia-Água Verde foi obrigado pelo governo brasileiro a alterar seu nome, já que o país havia declarado guerra à Itália e o presidente Getúlio Vargas havia proibido que agremiações esportivas usassem nomes que lembrassem países do Eixo.
O Savóia havia sido criado por descendentes de italianos, além de possuir as mesmas cores do país europeu. Logo, o Savóia-Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Brasil em 3 de março de 1942.
Uma nova proibição por parte do governo federal fez com que o clube voltasse a ser chamado Água Verde Futebol Clube em 1944. No dia 15 de agosto de 1953, inaugurou o Estádio Orestes Thá (onde hoje é a sede social do Paraná Clube), na Vila Guaíra.
Foi campeão paranaense no ano de 1967, vencendo o Grêmio Maringá por 1 a 0 no dia 19 de dezembro, após empatar as outras partidas extras em 0 a 0 e 2 a 2. Em 12 de agosto de 1971, o Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros e adotou as cores azul e branco.
Fontes e recortes: Wikipedia – Jornal Correio da Noite (ano de 1959)