Yole Club do Pará – Belém (PA). Escudo inédito

Aos amigos e aficionados pelas boas descobertas, segue mais um belíssimo achado. Trata-se do Yole Club do Pará,  da cidade de Belém (PA). O clube nasceu com o intuito da prática dos esportes aquáticos, sobretudo, o remo, foi Fundado no dia 30 de Novembro de 1916. A sua Sede ficava localizada na Rua Siqueira Mendes, 30 – Cidade Velha – Belém (PA). Contudo, entre meados de 10 e início da década de 20, o Yole Club do Pará disputou a Primeira Divisão do Campeonato Paraense.  As boas campanhas renderam uma excursão à São Luís do Maranhão, onde realizou três amistosos contra o campeão Maranhense de 1919: Sport Club Luso Brasileiro. A equipe Guajarina (alcunha do Yole) venceu duas partidas e foi derrotado em uma. A partir dos anos 30 muitos clubes desapareceram, entre eles… o Yole Club do Pará.

FONTE: O Jornal (São Luís-MA)

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

9 pensou em “Yole Club do Pará – Belém (PA). Escudo inédito

  1. Sergio Mello Autor do post

    Rodrigo esse livro o Felipe também tem. A questão é: entre 1913 a 1920 não há muitas informações. E o Yole Club fez uma excursão até São Luis (MA) e foi recepcionado com muita pompa, que apenas os clubes que tinham algum prestigio recebiam (como é possível ver na postagem que coloquei sobre isso).
    Resumindo: o Yole Club disputou a Primeira Divisão, algumas vezes, entre 1913 a 1920. A questão é saber em quais anos.

  2. Rodrigo Santana

    Realmente amigos, precisamos ver isso, pois possuo o livro “Parazão centenário” de Ferreira da Costa e olhando até o campeonato de 1940 o Yole não aparece entre os participantes…

  3. Sergio Mello Autor do post

    Olá Gerson, boa tarde.
    O que eu apurei nos jornais de época é que o Yole participou de alguns estaduais entre 1913 a 1920. Lendo a coluna do Imar Nunes, do Jornal O Liberal, de 1989, ele aborda diversos times que desapareceram e citou o Yole. Inclusive, que o Paysandu tinha abandonado a liga e montado outra e o Yole participou nos anos 10.
    O grande problema nesse momento é que O Liberal ainda não disponibilizou o acesso aos jornais de 1910 até 1920. Por isso, que não encontramos muitas informações desse período. Nem no RSSF é possível achar!
    Mas, obviamente, que é do meu interesse obter informações. Caso o Felipe Feitosa obtenha tai dados eu postarei para agregar a história do Yole!

    Um grande abraço.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Quanto tempo Basei! Rs
    Bom reencontrá-lo!
    Verdade um escudo bem elaborado.
    A postagem do escudo no jornal ajudou e muito para redesenhá-lo de forma fidedigna!
    Agradeço pela moral!!
    Um grande abraço ao amigo!

  5. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Rodrigo… Pesquisar é cansativo e demorado, mas quando encontro uma raridade assim o que antecedeu passa a valer a pena.Rsrs
    Obrigado pelo incentivo! Um grande abraço.

  6. Rodrigo Santana

    Caro amigo Sergio Mello, eu a cada postagem sua, fico sem palavras para dizer o que sinto. É incrível o que você vêm fazendo a tempos, recuperando escudos de times extintos. Times importantes para nossa história futebolística. Estamos precisando de mais pessoas como você. Que você tenha sempre sucesso, que seu “hobby” seja sempre prazeroso, pois através do seu divertimento muitas outras pessoas ficam felizes, uma delas sou eu. Obrigado e parabéns mais uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *