Jabaquara Futebol Clube de Belém (PA) – Escudo Inédito

O Jabaquara Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Belém (PA). O Clube ficava na Travessa Vileta, no Bairro Pedreira.

Na noite da terça-feira do dia Primeiro de Maio de 1945, um grupo de rapazes comandados por Newton Oliveira, que jogavam pelada com o time chamado Primeiro de Maio, resolveram alçar voos maiores e decidiram fundar o Jabaquara Futebol Clube.

O primeiro título chegou três anos depois, quando “Jabaquarense de Papo Amarelo” ou “Jabuca” se sagrou campeão Suburbano de 1948. A partir daí passou a ser o “Fantasma da Série B“, conquistando o Bicampeonato de 1949 e 1950.

 

Na matéria (abaixo), o Jornal O Liberal (15 de Janeiro de 1951), destaca o bicampeonato da Série B do Jabaquara (vale lembrar que o título valia de 1950).

Já no dia 26 de janeiro de 1951, o mesmo veículo fez uma reportagem com direito ao time posado, contando um pouco a história do Jabaquara F.C.

 

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 21. Felipe Feitosa, Escudos, História do Futebol, Pará em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Jabaquara Futebol Clube de Belém (PA) – Escudo Inédito

  1. Sergio Mello Autor do post

    Recebi um e-mail de um grande amigo que me fez uma pergunta e imagino que outros possam ter imaginado a mesma coisa.
    Ele perguntou se a alcunha era “Papo amarelo” não significaria que o uniforme não deveria ter a cor amarela?
    Segundo o amigo, pesquisador e paraense Felipe Feitosa esse termo (Papa Amarelo) é uma gíria muito comum no Pará e quer dizer: ‘fanático’.
    Então o apelido “Jabaquarense do Papo Amarelo” seria mais ou menos um “torcedor apaixonado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *