Manchete do sisudo jornal o Estado de São Paulo= Inaugurado o Estádio Municipal do Pacaembu, O Estado de São Paulo, 28/04/1940, p.7. Assim era descrito o evento:
Um acontecimento sem precedentes na historia dos esportes do Paiz marcou, hontem, a inauguração official do majestoso Estadio Municipal do Pacaembú, o mais moderno e completo de todo o continente sul-americano. Dizemos que um acontecimento sem precedentes na historia dos nossos esportes marcou aquella inauguração, pois de facto nunca houve uma festa esportiva que tivesse tido um cunho official de tamanha projecção, interessando tão de perto o que de mais representativo possue o Estado de S. Paulo.
O mundo official estava representado pelas mais altas autoridades civis e militares. Na tribuna de honra, via-se o sr. Getulio Vargas, presidente da Republica, dr. Adhemar de Barros, Benedicto Valladares, Amaral Peixoto, interventores federaes em S. Paulo, Minas Geraes e Estado do Rio, respectivamente; general Mauricio Cardoso, commandante da 2a Região Militar; D. José Gaspar de Affonseca e Silva, arcebispo metropolitano; Prestes Maia e Hernrique Dodsworth, prefeitos municipaes de S. Paulo e do Districto Federal: exmas. Sras. D. Leonor Mendes de Barros e Alzira Vargas do Amaral Peixoto além de outros vultos de destaque da administração do paiz.
As acomodações destinadas ao publico encheram-se completamente, podendo-se calcular a assistencia em mais de 50.000 pessoas.
DESFILE DE INAUGURAÇÃO
[img:inaugura____o_e_desfile.jpg,resized,vazio]
Terminava a cerimônia e começaria, no dia seguinte, as disputas esportivas, ainda como parte da longa programação dos festejos de inauguração do Estádio do Pacaembu. No campo de futebol do estádio, até a pouco utilizada para os atletas que haviam desfilado, foi palco de duas partidas de futebol: Palestra Itália — vice-campeão do campeonato de São Paulo de 1940 — contra o Coritiba F. C., este, campeão do Paraná.
INGRESSO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA
[img:ingresso.jpg,resized,vazio]
Essa partida apenas tinha a função de complemento para a festa realizada. Porém, o Estádio do Pacaembu, efetivamente, vai ser referência por causa do futebol. Ao mesmo tempo, para esse esporte, o novo estádio representou um importante marco. O futebol, já um esporte muito popular, crescerá em prestígio e em atenção dos torcedores. O futebol em São Paulo passou a viver um momento muito especial da sua trajetória. E isso graças não apenas ao novo estádio, mas também pelos reflexos da Copa de 38 e, um pouco mais tarde, pela chegada a São Paulo do jogador carioca Leônidas da Silva, considerado o grande jogador do selecionado brasileiro de futebol na Copa disputada na França e o melhor atleta desse esporte naquele momento. Para o futebol, sem dúvida, o surgimento do Estádio do Pacaembu significou um importante divisor de águas. É possível falar do futebol em São Paulo antes do Pacaembu e com ele.
Foi no dia 20 de setembro de 1942, em um jogo contra o São Paulo valendo o titulo paulista, que surgiu a Sociedade Esportiva Palmeiras. A estréia com o novo nome – o Palestra Itália foi obrigado a desaparecer porque a Itália estava em guerra contra os aliados – aconteceu no Pacaembu. O Palmeiras venceu por 3×1.
http://www.efdeportes.com/efd10/estad2.htm