Jornal O Esporte – 1958

Tudo a ver, 50 anos depois.

Silvio Marcilio , na época em que o Brasil sagrou-se campeão mundial de futebol na Suécia, era redator esportivo do Jornal O Esporte. Naquela ocasião o referido Jornal ofereceu um almoço à delegação brasileira e no convite tinha os seguintes dizeres: a vocês, que elevaram bem alto, em campos da Suécia, o nome do Brasil; a vocês, que souberam honrar um povo, enobrecer a raça, dando motivo a que se orgulhasse de seu feito a Pátria estremecida, o esporte oferece esta homenagem singela, mas sincera e tocante, pois parte do coração e do sentimento mais profundo de gratidão. Podem estar certos, craques destemerosos da seleção nacional, campeã do mundo, que essa vitória, que a todos emocionou, que a maioria fez verter lágrimas de agradecimento, foi a mais alta contribuição do futebol nacional para que o nome do Brasil se alçasse às culminâncias sonhadas pelos nossos maiores e pela gerações presentes. A vocês nossa imorredoura gratidão, a gratidão de todos quantos labutam no decano dos especializados de São Paulo, o esporte.
Menu do almoço
– Coquetel à Áustria: 3×0, Frios à Inglaterra: 0x0, Salada à U.R.S.S.: 2×0, Churrasco a País de Galles: 1×0, Vinhos à França: 5×2, Final à Suécia: 5×2, Champagne à Marechal da Vitória (Dr. Paulo Machado de Carvalho), Charutos a Feola e Café a Brasil.

Guardo com muito carinho o convite autografado por diversos jogadores, entre eles um que assinava Edson Arantes (Pelé), presente que meu cunhado me deu. Lembro-me da chegada da delegação em São Paulo, tendo ido comemorar no Vale do Anhangabaú, esperando a passagem da Delegação em cima do carro do Corpo de Bombeiros em carreata até o Estádio Municipal do Pacaembu que passou a chamar-se Dr. Paulo Machado de Carvalho (o Marechal da Vitória).
Autorizado pelo autor, Adolpho Aducci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *