[img:decis__o_do_carioca_de_1963.jpg,full,vazio]
Grandes Decisões do Futebol
Flamengo 0 x Fluminense 0
O lance mostra uma defesa do goleiro do Flamengo Marcial,diante do atacante do Fluminense Manoel.
Quando o goleiro Marcial saltou para defender, o juiz Cláudio Magalhães deu o último apito da decisão do campeonato carioca de 1963. O empate de zero a zero deu ao Flamengo o titulo de campeão.
Antes de conquistar o titulo, o Flamengo viveu momentos difíceis, inclusive tendo que afastar craques consagrados como Gerson. Jordan e Dida. Em determinado período do primeiro turno, o clube parecia fora da luta pelo titulo de campeão, mas reagiu no segundo turno, e a partir do jogo contra o América, teve uma seqüência de vitórias até a final contra o Fluminense.
A decisão não chegou a ser um primor de técnica. Foi um jogo cheio de nervosismo pela característica decisiva de que, com qualquer resultado, sairia um campeão. Os dois times disputaram os lances com muito cuidado em todo seu primeiro tempo, com o Flamengo mais preocupado em se defender e o Fluminense querendo o gol, mas sem coragem de se lançar todo a frente, com o natural receio de ser colhido por um contra ataque do adversário.
No segundo tempo Fluminense decidiu procurar a vitória com uma tática ofensiva mais declarada, passando a predominar no ataque, enquanto o Flamengo, instintivamente, procurou se manter na defesa. Os últimos dez minutos foram verdadeiramente dramáticos com os tricolores forçando a defesa do rubro negro que se defendia de qualquer maneira, mas com muita valentia. O jogo estava tão indefinido que a torcida do Flamengo somente começou a comemorar depois do apito final do juiz.
A renda somou CR$ 57.993,50 – recorde na época.
O publico de 177.020 pagantes – também recorde.
O Juiz foi Cláudio Magalhães.
O Flamengo foi campeão com Marcial. Murilo. Ananias. Luis Carlos e Paulo Henrique. Nelsinho e Carlinhos. Espanhol. Airton. Geraldo e Osvaldo.
O Fluminense vice campeão com Castilho. Carlos Alberto Torres. Procópio. Dari e Altair. Oldair e Joaquinzinho. Edinho. Manoel. Evaldo e Escurinho.
Fonte: O Globo e Museu dos Esportes
Oportuna colocação, Galves.
Sempre é tão bom lembrar dos técnicos: Flamengo: Flávio Costa e Fluminense: Fleitas Solich. Data do jogo: 15/12/1963