[img:A_decis__o_carioca_de_1957_1_2_3_4_5.jpg,full,vazio]
GRANDES DECISÕES DO FUTEBOL
Botafogo 6 x Fluminense 2
Na foto, mais um golaço de Paulinho, o artilheiro do jogo. O atacante do Botafogo entra no gol de Castilho com bola e tudo.
Não foi, positivamente, uma decisão de campeonato como todas as circunstâncias faziam esperar. A verdade é que não houve aquela movimentação equilibrada, aquela disputa renhida com a vitória pendendo para um lado ou para o outro. O que se viu, desde dos primeiros minutos, foi um Botafogo se apresentando em tarde de gala, pegando firme na defesa e com um ataque arrasador. No outro lado, um Fluminense desbotado, com uma defesa cometendo falhas desastrosas e um ataque não recebendo o apoio do meio campo.
O maracanã recebeu um publico de 87.100 pagantes. Todos aguardavam muita luta, muita movimentação, muita dificuldade na vitória de um ou de outro. Entretanto, o campeão começou a se desenhar logo nos primeiros minutos através de um gol do artilheiro Paulinho Valentim. Naquela tarde, Garrincha, Didi, Nilton Santos e Paulinho fizeram a diferença. O centro avante foi o artilheiro da partida com cinco gols. Os campeões do mundo ajudaram seu clube a jogar os noventa minutos sem falhas. Com isso, a vitória e o titulo foram absolutamente justos. Competente na defesa, eficiente no meio campo e um ataque goleador, o Botafogo não teve dificuldades para conquistar o titulo de campeão carioca de 1957.
Foi um verdadeiro show de bola. Nem mesmo o grande goleiro Carlos Castilho conseguiu evitar a goleada. O gramado do maracanã se transformou num grande palco onde o baile do Botafogo foi assistido passivamente pelos jogadores do Fluminense.
O jogo foi realizado no dia 22 de dezembro de 1957 com uma arrecadação de 3.247.639,00. Paulinho fez 1×0. Paulinho marcou 2×0. Paulinho assinalou 3×0. Escurinho diminuiu para 3×1. Novamente Paulinho fez 4×1. Garrincha 5×1. Paulinho 6×1 e Valdo marcou o segundo gol do Fluminense. O juiz foi Alberto da Gama Malcher. O Botafogo foi campeão jogando com Adalberto. Beto. Tomé. Servilho e Nilton Santos. Panpolini e Didi. Garrincha. Edson. Paulinho Valentim e Quarentinha. O Fluminense perdeu com Castilho. Cácá. Pinheiro. Clóvis e Altair. Jair Santana e Jair Francisco. Tele Santana. Valdo. Robson e Escurinho.
Fonte: Museu dos Esportes
Interessante. Vou tentar achar algo a respeito.
Técnicos:
Botafogo: João Saldanha
Fluminense: Silvio Pirilo.
Li numa entrevista do João Saldanha em que ele dizia que ease todo o time do Botafogo jogou dopado, exceto Didi e Nilton Santos.