Pesquisa Placar – O que dizem os árbitros

ELES ABREM O BICO

Em uma pesquisa exclusiva, Placar ouviu 18 dos 20 árbitros e assistentes brasileiros do quadro da Fifa. Ninguém melhor que eles para analisar o comportamento de jogadores e treinadores em campo – de cada dez jogos do último brasileirão, seis foram apitados por ao menos um deles. Veja para quem eles dão um cartão vermelho.

O CAI-CAI

O rótulo de “cai-cai” é certamente um dos menos desejados do futebol. Para a torcida, significa que o jogador prefere cavar faltas a partir rumo ao gol. E, para os árbitros, é sinal de que ele induzi-los ao erro. Para cinco dos entrevistados, o dono desse indesejado é o atacante Dagoberto, do São Paulo. “Ele dobra com uma facilidade incrível. Em vez de usar a habilidade que tem a seu favor, prefere cavar a falta”, diz um dos assistentes que o elegeram.

1 Dagoberto – SPO

2 Valdívia – PAL

3 Leandro – SPO

O Reclamão

Não é de hoje que Rogério Ceni provoca calafrios nos adversários quando atravessa o gramado para cobrar faltas e pênaltis. A novidade é que os juízes e bandeirinhas também temem que o capitão do São Paulo corra em sua direção. “O Rogério às vezes deixa o gol sozinho só para discutir com o árbitro do outro lado do campo”, diz um dos árbitros.

1 Rogério Ceni – SPO

2 Leandro – SPO

3 Fábio Luciano – FLA

O Encrenqueiro

Que jogador já parou para ler as regras do futebol? Quase nenhum, dizem os árbitros, e poucos são aqueles que se ocupam em segui-las. Talvez por isso a eleição de jogador mais indisciplinado tenha sido tão apertada. Mas o campeão foi o atacante Leandro, que acaba de deixar o São Paulo para jogar no Verdy Tokyo, no Japão. “O Leandro só começa a funcionar depois do primeiro cartão amarelo”, diz um dos juízes.

1 Leandro – SPO

2 Fábio Luciano – FLA

3 Túlio – BOT

O SANTO

Quando o primeiro árbitro respondeu à pergunta, parecia engano ou brincadeira. Romário, o mais disciplinado? Depois do terceiro voto para o Baixinho, poderia parecer um complô. Mas a verdade é que Romário revelou-se uma referência de disciplina para os árbitros. “Um jogo com 22 Romários poderia ser apitado por um árbitro de vôlei, de cima da cadeira”, diz Renato Marsiglia.

1 Romário – VAS

2 Rogério Ceni – SPO

3 Fernandão – INT

O XAROPE

Em 2005, Émerson Leão foi eleito o técnico mais odiado do Brasil, em uma enquete feita por Placar entre 100 jogadores. Agora, foi a vez de os árbitros manifestarem seu descontentamento com as atitudes do treinador à beira do gramado. “Não existe outro igual ao Leão, no mau sentido. Tudo que o árbitro fala, ele vai contra”, diz um dos juízes entrevistados. Em 18 possíveis votos, Leão arrematou 13.

1 Leão – SAN

2 Abel Braga – INT

3 Mano Menezes – COR

O LORDE

Com cinco votos cada, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho foram eleitos os treinadores que mais bem se comportam em campo. “O Luxemburgo é hors-concours, como técnico e como pessoa”, diz um dos árbitros. Mas, na opinião de Arnaldo César Coelho, comentarista de arbitragem, nenhum dos eleitos merecia o título. “Os dois são chatos pra burro. Na verdade, não existe técnico disciplinado”, diz.

1 Luxemburgo – PAL

2 Muricy Ramalho – SPO

3 Caio Júnior – GOI

O Alçapão

Esta talvez tenha sido a mais delicada das perguntas. Para um juiz, admitir que se sente pressionado em determinados estádios pode ser o passaporte para a fama de juiz “caseiro”. Entretanto, dos 12 que responderam à pergunta, seis elegeram a Vila Belmiro como estádio onde as condições são as piores para a arbitragem. “É ruim de entrar na Vila Belmiro. E, como o campo é mais acanhado, a gente sente mais a pressão do público”, diz um dos árbitros.

1 Vila Belmiro – SAN

2 São Januário – VAS

3 Pq. Antártica – PAL

VERSÃO DOS ÁRBITROS

“Se eu vou apitar um jogo do São Paulo, já fico mais atento ao comportamento do Dagoberto, para que ele não venha a me causar problemas.”

“O Rogério Ceni não xinga o árbitro, mas é muito irônico. Ele sempre vem com um comentário sarcástico para discutir com o juiz.”

“O Leandro só começa a funcionar depois do primeiro cartão amarelo.”

“O Romário não discute com o árbitro. O máximo que ele faz é olhar feio. Se tivesse 22 jogadores como ele, o futebol teria menos polêmica.”

“Não existe outro igual ao Leão. Tudo que o árbitro fala, ele vai contra. Justamente ele, que deveria servir de exemplo para os jogadores.”

“O Luxemburgo é hors-concours, como técnico e como pessoa. Sempre educado e respeitoso.”

“É ruim de entrar na Vila Belmiro. E, como o campo é mais acanhado, a gente sente mais a pressão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *