[img:porto.jpg,resized,centralizado]
Quem imagina que o clube foi criado como uma homenagem a seu homônimo famoso de Portugal,está enganado,o Clube Atlético do Porto,o “Gavião do Agreste” ou “Tricolor” nasceu no dia 30 de Julho por iniciativa de um grupo de moradores da Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto,em Caruaru Pernambuco.O clube atua num uniforme parecido com o do Grêmio e manda seus jogos no estádio Antõnio Inácio de Souza em Caruaru,para 6.000 espectadores.
O clube tinha inicialmente o simples intuito de participar das competições amadoras da Liga Desportiva Caruaruense de Futebol,mas acabou se profissionalizando em 1994.
[img:GAVI__O.gif,full,centralizado]
Nos dois primeiros anos da sua profissionalização vieram as primeiras conquistas, sagrou-se Bicampeão do Interior, disputando o Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão, já fazendo parte da elite do futebol pernambucano, em 1997 conquistou o Vice-Campeonato pernambucano, repetindo o feito no ano de 1998, superando por dois anos consecutivos as grandes equipes da capital. Em 1999 participou do Campeonato Pernambucano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, como também, o Vice-campeonato pernambucano de infantil. Trabalhando sério desde as categorias de base, o clube hoje, é visto como uma vitrine de atletas, com revelações que despontam no futebol nacional e internacional.Araújo e Josué começaram suas carreiras no clube.
Em 2001 por questões financeiras o clube mudou de sede e passou a jogar em Bonito,mas retornou em 2004 a cidade-sede.Tudo para poder voltar a disputar um título estadual como em 1997 e 1998,quando foi vice-campeão.Foi rebaixado em 2002 a segundona mas retornou em 2004 quando sagrou-se campeão pernambucano da Segunda Divisão 2003.
Atualmente a equipe joga o Campeonato Brasileiro da Série C e dispõe de um moderno Centro de Treinamento chamado de NINHO DO GAVIÃO.
[img:timedoporto.gif,resized,centralizado]