CLUBES BRASILEIROS-PALMAS DO TOCANTINS

O Palmas Futebol e Regatas surgiu da Sociedade Esportiva Canelas, que emprestrousua documentação, que já estava regularizada junto à Federação Tocantinense de Futebol (FTF). Com isso, o Palmas passou a ser o 1º time profissional na Capital, cuja fundação ocorreu no dia 31 de janeiro de 1997. O Governador Siqueira Campos,um dos grandes idealizadores do surgimento do Palmas Futebol e Regatas, foi o primeiro desportista a assinar o livro-ata do clube. A reunião, que oficializou a fundação do Palmas, aconteceu nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), na Capital, e contou com a presença de várias autoridades,empresários, simpatizantes e jogadores.

Quando o Palmas iniciou suas atividades em 1997, a Capital ainda não tinha um campo com capacidade para abrigar jogos do Campeonto Tocantinense. Para treinar os jogadores utilizavam o campo de terra da Arse 72 (706 Sul). As partidas oficiais pelo Campeonato Estadual e Brasileiro da Série C foram disputadas em Porto Nacional, Paraíso e Miranorte. Em 1998, o Palmas começou a mandar seus jogos na Morada do Sol, em Taquaralto e no campo da Arno 43 (407 Norte). Somente com a construção do Estádio Nilton Santos, a partir de 2000, é que o clube passou a ter um local mais adequado para as suas conquistas. A proeza de entrar para a história do clube como autor do primeiro gol oficial coube ao ex-atacante e, hoje supervisor de futebol, Belziran José de Souza. O gol aconteceu, no dia 30 de março de 1997, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional (TO), no jogo onde o Palmas foi derrotado pelo Interporto por 2 x 1.

[img:oldind2.jpg,resized,centralizado]

A ótima performance do Palmas, no ano de 2003, contou com um apoio imprescindível fora de campo: a torcida. Nos momentos alegres e difíceis que o clube passou, ao longo do ano, a torcida foi fundamental para a arrancada no Campeonato Tocantinense e no Brasileiro da Série C. Na Copa Centro-Oeste de 2001 e 2002, a média de público chegou a ultrapassar 4 mil pessoas nas arquibancadas. Na vitória do Palmas, por 2 x 1 sobre o Botafogo (PB), quase 8 mil torcedores estiveram no Nilton Santos vibrando com a raça dos atletas. Apesar da desclassificação para a semifinal do Brasileiro da Série C, os torcedores aplaudiram os jogadores pela brilhante participação no torneio.

Fonte:Site Oficial do Palmas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *