OPERÁRIO DE CAMPO GRANDE,O ESQUADRÃO DE OURO DE 1977

[img:operario.jpg,resized,centralizado]

E o ano de 1938, agosto, logo após a Copa do Mundo quando o futebol passou a ser uma febre no Brasil. O sargento Agapelô de Queiroz, Roque Borges Daniel, Sebastião Veloso de Matos, Mauricio de Queiroz e outros humildes trabalhadores discutiam a fundação de um clube para organizar as peladas dos fins-de-semana.
Seria um time humilde, sem muitas pretensões, para ser difundido na classe e alegrar os poucos momentos de distração daquela gente. No dia 21 de Agosto de 1938, ali mesmo na velha sede do Sindicato, o presidente da primeira reunião, o Jornalista Elitiano Rio, toma a palavra e, depois da leitura da ata, da por fundado o clube que ninguém imaginava transformar-se no Operário Futebol Clube.
O primeiro presidente, Francisco de Souza(Chiquinho), que também jogava, foi escolhido ali mesmo naquela reunião, sem muitas dificuldades e sem cerimônias. Os primeiros anos do Operário foram difíceis. Para fazer os primeiros jogos seus fundadores tiveram que emprestar, algumas vezes, a camisa da Sociedade Esportiva Campograndense, clube extinto e que se constituía numa das forças do futebol local, na época, mas que foi a falência, o mesmo ocorrendo com o Sírio.

Primeiro time do Operário
[img:O_PRIMEIRO_TIME_DO_OPER__RIO_FUTEBOL_CLUBE_1.jpg,resized,centralizado]

A princípio, o time deveria chamar-se Botafogo Futebol Clube, o que não foi aceito prevalecendo, no entanto, as cores do clube carioca: preto e branco. Apesar todas as dificuldades iniciais, pois os operários não tinham muitos recursos financeiros, aos poucos o clube foi se impondo aos demais filiados a LEMS. O primeiro, titulo foi em 1942, embora na época do amadorismo, fosse campeão somente seis vezes, até 1972, quando foi Campeão do Sesquicentenário (Titulo Simbolizado) por uma estrela na camisa, acima do escudo.
Logo que o clube foi fundado, pouca gente chamava-o de Operário. Era mais conhecido pelos cognomes, como: “Time dos Pedreiros” ou “Clube dos Zeferinos” (isto porque três militares com este sobrenome foram os primeiros jogadores a vestir a camisa alvi-negra). Se o Operário suportou todas as crises e chegou ser conhecido e respeitado no cenário nacional, deve-se a torcida operariana e a dois homens Melanias Barbosa e Hodorico Quadros, que colaboraram muito com aqueles operários.

[img:galo.gif,resized,centralizado]

Tricampeão mato-grossense (1976/1977/1978), o clube seguiu com sua hegemonia estadual quando Mato Grosso do Sul foi criado. No Campeonato Brasileiro de 1977, dirigido por Castilho, realizou uma das melhores campanhas de um clube do Centro-Oeste na história do Campeonato Brasileiro: 3º lugar na classificação final. Com o goleiro Manga no gol, o time despachou no caminho equipes como o Fluminense. Nas semifinais, enfrentou o São Paulo. O jogo de ida aconteceu em São Paulo, onde foi derrotado pelo tricolor paulista, quando 103.092 pessoas lotaram o Morumbi, batendo o recorde de público em jogos do São Paulo em campeonatos brasileiros, que persiste até hoje. Segurou o 0 x 0 até os 32 minutos do segundo tempo, quando Serginho Chulapa abriu o placar. Depois, nos minutos finais, tomou mais dois gols. Chegou a vencer o São Paulo no jogo de volta, em Campo Grande, por 1 x 0. Acabou sendo eliminado da competição no saldo de gols. O Operário venceu a primeira partida contra o São Paulo por 1×0 gol marcado por Tadeu Santos, e perdeu a segunda no Morumbi por 3×0. Começava aí, a história do Supertime do, até então, Estado do Mato Grosso, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro. Em 1979 e em 1981, foi o quinto e sétimo colocado no Brasileirão. Em 1981, sagrou-se tricampeão sul-mato-grossense. O mundo passou a conhecer o esquadrão do futebol, agora, do Mato Grosso do Sul em 1982. O poderoso Bayern de Munique, assistiu o Operário conquistar a President Cup (na Coréia do Sul), torneio mais importante da história do Clube.

Equipe de 1977
[img:photo20050620030412.jpg,resized,centralizado]

TITULOS

Campeão Matogrossense ( 1974, 1976, 1977 e 1978)
Campeão Sul Matogrossense (1979, 1980 1981, 1983, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996 e 1997).
Campeão Brasileiro da Terceira Divisão (Modulo Branco) Ano 1987.
Torneio Internacional: Campeão da Copa Kirim na Coréia do Sul em 1982.

Fonte:Sites de Busca,Torcida Organizada,Soccer Logos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *