CLUBE DA CAPITAL BRILHOU NO CERTAME DA TERCEIRA DIVISÃO
O LAPEANINHO FUTEBOL CLUBE é uma das mais antigas agremiações da várzea paulistana. Esse grêmio, fundado em 1º de junho de 1923, resolveu, há pouco, ingressar no profissionalismo, imitando os exemplos do ALFA e do ESTRELA DA SAÚDE. Inscreveu-se no Campeonato Paulista de Futebol, 3ª Divisão de Profissionais, e, com brilho invulgar, disputou, este ano, o referido torneio conseguindo magníficos resultados. O conjunto da Lapa, cuja praça de esportes fica na rua Tenente Landy, disputou 10 pelejas, cinco cada turno, vencendo seis, empatando duas e perdendo duas, conseguindo o segundo posto. Foi uma campanha difícil e que exigiu muito dos dirigidos de Valdomiro Pavão.
Os resultados registrados pelo Lapeaninho F.C. foram os seguintes:
1º TURNO
Lapeaninho 2 x 0 Alfa
Irmãos Romano 2 x 1 Lapeaninho
Lapeaninho 3 x 1 São Bernardo
Rigeza 1 x 1 Lapeaninho
Lapeaninho 2 x 2 Sorocabana
2º TURNO
Lapeaninho 5 x 1 Alfa
Lapeaninho 0 x 1 Irmãos Romano
São Bernardo 0 x 4 Lapeaninho
Sorocabana 2 x 4 Lapeaninho
Lapeaninho 4 x 1 Rigeza
Resumo: 26 gols pró, 11 contra e saldo de 15
Artilheiros: Pitoti e Tila, com 8 gols: Marinho, com 6; Fan, com 2; Alberto e Sabará, com 1 cada.
A equipe principal do Lapeaninho joga com Moreno: Jesué e Pitiguira; Rosario, Serginho e Alvize; Pitoti, Marinho, Tila, Fan e Sabará.
O técnico Valdomiro Pavão acredita que, nos próximos torneios, o Lapeaninho prosseguirá em sua campanha vitoriosa.
OBS: essa matéria foi extraída, em sua íntegra, do exemplar número 148 – 2ª quinzena de novembro de 1959 – da revista “A Gazeta Esportiva Ilustrada”.
Vale ressaltar que o Lapeaninho F.C. disputou duas edições do Campeonato Paulista da 3ª Divisão (1958 e 1959) e uma edição do Campeonato Paulista da 4ª Divisão (1960).
Em pé: técnico Valdomiro Pavão, Jesué, Moreno, Pitiguira, Rosario, Serginho e Alvize.
Abaixados: Pitoti, Marinho, Tila, Fan e Sabará.
Nos anos noventa, visitei a sede do clube, no bairro da Lapa, e conversei um bom tempo com o diretor Elias da Malva Rangel, que me ofertou um cartão de visita.
Como se pode verificar do mesmo, a data exata da fundação do Lapeaninho Futebol Clube é 1º de junho de 1923. Portanto, o escudo, que há tempos circula pela internet, é falso, tendo em vista que a data aposta no mesmo é 1º de junho de 1926.
Fontes:
Meu acervo;
A Gazeta Esportiva Ilustrada;
Digitalização da foto: Marco Basile
Colaborador: Fernando Marcelino
Que saudade, Joguei no Lapeaninho nos anos 80 como goleiro.
Inclusive devido as Metropolitano e Brasileiro.
Orgulho de ter defendido como Goleiro essas cores.
Antonio Carlos Silva – 56 anos
09/02/22
accert@gmail.com
Cosme o clube está nativo!
Um grande abraço.
o Lapeaninho acabou definitivamente?
Carolina , meu pai e meus tios jogaram no Lapeaninho , meu pai jogou jogou na decada de 40 e meus tios na decada de 50. Gostaria muito de fazer contato com seu avô. meu email jotaroberto@terra.com.br
Adorei a matéria, meu avô aparece na foto é o Marinho, se encontra vivo e com muita saúde e história para contar, tem bastante fotos da época também, iria adorar encontrar outros amigos da época.