Botafogo ou Conilon: que nome usar?

Tenho percebido na mídia a utilização do nome de fantasia Conilon, para o Botafogo de Jaguaré no Capixaba desde 2012.

Pergunta: Que nome usar? Oficialmente o time que está disputando a competição (está no site da federação e até nos resultados de julgamentos do TJD) é o Botafogo FC. Mas o próprio Botafogo vem utilizando o nome de fantasia Conilon (escudo, súmulas, uniformes).

Fica bastante estranho: Na súmula aparece Botafogo x Desportiva, por exemplo. E na escalação o timbre é do Conilon.

O que eu tenho feito? Tenho feito como a Federação e colocado Botafogo na tabela com um asterisco informando que o time está usando o nome de fantasia (e escudo e uniforme) do Conilon.

Qual a opinião de vocês? Lembro de alguns casos no passado, tais como ADAP/PR que jogou no lugar de um outro time que não recordo o nome (acho que foi o Operário) e usei do mesmo critério.

Este post foi publicado em 07. Gerson Rodrigues, Espírito Santo em por .

Sobre Gerson Rodrigues

Sou membro do blog desde 2007, carioca, tenho interesse em catalogar os campeonatos citadinos (fase amadora), estaduais, regionais e nacionais disputados no Brasil. Mantenho uma página onde organizo todos escudos, competições, estádios, jogadores e gols: http://www.futebolnacional.com.br Para quem possuir alguma informação, basta enviar um email para gerson@futebolnacional.com.br que publicarei tanto no blog quanto no meu site, com os devidos créditos. Residente no Rio de Janeiro, sou Engenheiro Eletrônico e de Sistemas, Gerente de Projetos e Diretor da RSSSF Brasil.

6 pensou em “Botafogo ou Conilon: que nome usar?

  1. Gerson Rodrigues Autor do post

    Rodrigo,

    Vi a ficha do CNPJ. O nome de fantasia está Conilon mesmo.

    Mas já vi outro detalhe: O nome do clube na verdade é Associação Desportiva Botafogo de Jaguaré.

    Mais um imbróglio.

  2. Gerson Rodrigues Autor do post

    Sobre o Conilon estou entendendo que houve uma mudança no nome mesmo então.

    Outro caso idêntico acontece no campeonato Brasiliense, onde o Unaí EC agora é Paracatu, mas nas tabelas da Federação ainda está Unaí.

    Também lembrei de um outro caso que deu até briga: Tupy e Vilavelhense. Se bem me lembro o Tupy emprestou a vaga, o Vilavelhense conquistou o título e o Tupy pegou a vaga (que era oficialmente dele mesmo) de volta.

    E por fim um menos conhecido: Na terceirona catarinense o Ipiranga de Rio Negrinho disputou a competição em 2010 com a vaga do Blumenauense.

    Estas situações complicam nossa vida…rs. No caso do Botafogo/Conilon vou voltar atrás e colocar o Conilon como o nome do time que disputou o Capixaba de 2012 para cá.

    Obrigado Rodrigo. A propósito, manda o CNPJ do Conilon para eu dar uma olhada, por favor.

  3. Rodrigo Santana

    Gerson, não sei qual é o critério utilizado pela federação capixaba, visto que no cartão CNPJ da equipe o nome fantasia aparece “Conilon”. Ou seja, a documentação está ok.

    Sobre a ADAP-PR, o fato que você cita foi no ano de 2001 ou 2003. O Ponta Grossa E.C. detinha a vaga, porém estava sem dinheiro. Para solucionar o problema a equipe foi alugada para a ADAP e disputou o campeonato com o nome Ponta Grossa/ADAP e mandou seus jogos em Campo Mourão, contudo na federação era tudo Ponta Grossa. Na camisa se utilizavam os escudos das duas agremiações…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *