Associação Esportiva Vila São Geraldo – Taubaté (SP)

 

O FUTEBOL NA VILA SÃO GERALDO

Arthur Audrá, antigo proprietário da Companhia Fabril de Juta Taubaté, era um fervoroso esportista. Inclusive, foi um dos fundadores do Taubaté Country Club e ex-presidente do Esporte Clube Taubaté. Em 1938, Audrá montou, no distrito de Quiririm, um imbatível time de futebol com o nome de Quiririm Juta Fabril Futebol Clube, de curta trajetória, mas que ficou na memória dos taubateanos devido à categoria indiscutível de seu elenco de jogadores.

Com a construção da Vila Fabril de Juta, em 1938, hoje Vila Nossa  Senhora das Graças, foi fundado um time de futebol para representar o novo bairro, com a denominação de União Fabril de Juta (campeão amador em 1946 e 1947). Após a construção da Vila Fabril de Juta, o arrojado empresário Arthur Audrá iniciou a construção da Vila São Geraldo em 1944, equipada de parque esportivo, campo de futebol e uma suntuosa sede social (construída na Vila Fabril de Juta) onde se realizavam inesquecíveis bailes dançantes e carnavalescos. Esse clube esportivo recebeu o nome de Grêmio São Geraldo e representava o bairro Vila São Geraldo, com seu time de futebol.

Existiam, portanto, dois times de futebol distintos: União Fabril de Juta (Vila Fabril de Juta) e Grêmio São Geraldo (Vila São Geraldo) ambos sob a tutela da Companhia Fabril de Juta Taubaté.

O Grêmio São Geraldo nasceu com uma grande estrutura composta de sede, conjunto poliesportivo denominado de Parque Infantil e um aconchegante campo de futebol, hoje Estádio Geraldo de Lima Franco, pertencente atualmente à municipalidade, mas sob a tutela administrativa da Associação Esportiva Vila São Geraldo,

No fim dos anos 40 as duas agremiações foram extintas surgindo apenas uma para representar a Fábrica Fabril de Juta, cuja denominação do novo time de futebol passou a ser Grêmio Juta Fabril (campeão amador em 1948 e 1961).

Com o fim do Grêmio São Geraldo, a Vila ficou sem representante no futebol (de 1947 a 1952), pois apesar de o campo do Grêmio Juta Fabril ser no bairro, a sede social e o corpo diretivo ficavam na Vila Fabril (Vila das Graças), o que mexeu com os brios dos moradores esportistas. Heroica e corajosamente, alguns esportistas fundaram em 11 de dezembro de 1953, a gloriosa e querida Associação Esportiva Vila São Geraldo.

Quanto ao time do Grêmio Juta Fabril, com a falência da Companhia Fabril de Juta Taubaté, tornou-se insolvente e encerrou suas atividades no ano de 1974.

As reuniões realizadas para fundação do novo time aconteceram na residência do saudoso Antero Ferreira da Silva. Delas participaram os senhores Antero Ferreira da Silva, Antonio Martins Franco, José Alves Machado, Antonio Campos, Hélio Ribeiro, Aristides de Paula, José Alexandre (papagaio), Manuel Lopez, Osvaldo Barbosa, João Bosco, Valmor de Sousa e Enélio Dolcinote.

 

Uma das formações do time na década de cinquenta.

 

Devido a dificuldades financeiras, o futebol amador do Vila São Geraldo parou em 1964, deixando uma grande lacuna no bairro, apesar dos esforços dos esportistas da época, entre eles, Vicente Fonseca Lima, um dos responsáveis pela existência do Vila.

Para felicidade dos esportistas do bairro, surgiu na Vila São Geraldo um timaço de futebol, que disputava partidas amistosas nas tardes de sábado e que tinha o sugestivo nome de “Brasinha”.

Envergavam as jaquetas grenás deste time verdadeiros craques da bola como Niltinho, Luzia, Biel, Pakuera, Ademir Vitório, Lelé e muitos outros talentos, todos, por sinal, moradores da Vila São Geraldo.
Para a alegria de todos ressurgia através do “Brasinha” a Associação Esportiva Vila São Geraldo, que até hoje adota o “Diabinho”, como símbolo do time.

Recebi os livros NOSSA VILA SÃO GERALDO “Histórias e Estórias”  e HISTÓRIA DA A.E. VILA SÃO GERALDO ”Garra e Dedicação ao Futebol Amador”, ambos de autoria do escritor CLAUDIO DE MORAIS.

São obras valiosas, escritas com sabedoria e conhecimento, e que retratam personagens e acontecimentos vividos por uma comunidade.

Parabéns ao Claudio de Morais, por preservar a memória do bairro Vila São Geraldo, de seu povo, e da entidade esportiva que, com dignidade, carrega seu nome.

 

 

 

Os interessados em adquirir essas obras, podem entrar em contato com o autor através dos telefones (12) 3622-6461 e (12) 9124-7167 ou através do e-mail: vsgclaudio@ig.com.br.

 

FONTES:

SITE DO CLUBE

NOSSA VILA SÃO GERALDO “Histórias e Estórias”  e HISTÓRIA DA A.E. VILA SÃO GERALDO ”Garra e Dedicação ao Futebol Amador”, ambos de autoria do escritor CLAUDIO DE MORAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *