O FUTEBOL EM SÃO JOAQUIM DA BARRA – SP

SÃO JOAQUIM DA BARRA – “A JOIA DA ALTA MOGIANA”

 

História

 

O município já se chamou Jussara, São Joaquim de Oiçaí, São Joaquim de Nuporanga, Capão do Meio e São Joaquim. Acrescentou-se da Barra ao nome por causa do córrego da Barra divisor dos municípios de Ipuã e São Joaquim da Barra. Pouso habitual de viajantes e tropeiros no percurso entre Ipuã e Nuporanga.

O município surgiu no início do século XIX, devido ao êxodo dos moradores do sul da Província de Minas Gerais, atraídos pela riqueza da terra, pelo clima agradável e boas aguadas. Nascia o povoado de São Joaquim quase 100 anos depois disto, em 1898. Trilhos da Companhia Mogiana e da primeira casa de comércio na estrada que ligava Batatais e Nuporanga a Sant’Ana dos Olhos d’Água(hoje Ipuã) foram motivos do crescimento do município.

Em 1901, começou a construção da primeira capela que teve como padroeiro, São Joaquim e o Distrito de São Joaquim foi criado pela Lei Estadual nº 859, de 6 de dezembro de 1902.

Em 19 de dezembro de 1906 foi levado a categoria de vila pela lei nº 1038. Criado o município pela lei estadual nº 1588 de 16 de dezembro de 1917, com território desmembrado de Orlândia, elevando sua sede à categoria de cidade.

Em 30 de novembro de 1944, pelo Decreto Lei Estadual nº 14374, o nome foi mudado para São Joaquim da Barra.

 

O FUTEBOL

Em São Joaquim,  a primeira notícia de futebol aparece no final do ano de 1915.  O jovem Avelino Cozza, pelas suas extraordinárias qualidades futebolísticas, foi desde esse início, a alma do futebol na vila.  O futebol em todas as cidades do interior, sempre sofreu de altos e baixos, momentos de glória e instantes de marasmo. Assim em 1920, reorganizando tudo que acontecera no futebol da cidade, até então, exatamente a 20 de abril de 1920, uniram-se as forças esportivas para fundar o São Joaquim Futebol Club (S.J.F.C.).

 

 

A estrela amarela de cinco pontas, simboliza a conquista pelo S.J.F.C. do título de Campeão Paulista de Profissionais da série B2 no ano de 1995.

 

A primeira diretoria do clube ficou assim formada: PRESIDENTE: Manoel Mafud;  VICE-PRESIDENTE: Antônio Mendes de Oliveira; PRIMEIRO SECRETÁRIO:  Ayres Barbosa da Silva.; SEGUNDO SECRETÁRIO: Othello Mélega e TESOUREIRO: Clemente de Lollo.

Nas décadas de 20 e 30, os grandes ídolos foram Avelino Cozza, Pedro Pierre, Ítalo Paschoal, Humberto Monassi e Paulino Nicolau. Em 1923 o S.J.F.C. chegou a jogar com o famoso time do Paulistano que fizera um furor na Europa. Fomos honrosamente derrotados por 4 a 2.   Nas dècadas de 40 e 50 os grandes ídolos foram: o goleiro Cera, o zagueiro Ferraciolli e principalmente o atacante Fábio Prócida.

 

Em 31 de outubro de 1948 o S.J.F.C., carinhosamente chamado de Espigão, ficou conhecido em todo o país por ter vencido a S.E. Palmeiras, com o famoso goleiro Oberdan, por 2 a 1.  Nessa mesma época aqui esteve o São Paulo F.C., com o famosíssimo Leônidas da Silva.

Em 1958 o campo do espigão, que era quase no centro da cidade foi loteado, para ser reconstruído na Vila Deieno. Hoje ele ali tem uma bela sede, piscinas, estádio e quadras de tênis.

 

Sede do São Joaquim Futebol Clube – Rua São Vicente de Paula, 845 – Alto Bela Vista

.

 

 

Em 3 de fevereiro de 1942 foi fundada por Sr. Izéquias Parada, Anor Ferracioli e Paulino Nicolau, a Associação Atlética Joaquinense (A.A.J.).  Essa agremiação passou a ser chamada de ‘Baixada”.

 

 

Sede da Associação Atlética Joaquinense – Rua Voluntário Geraldo, 390

FONTES:

Wikipedia

Crônicas e fotos de São Joaquim da Barra de Lúcio Falleiros

Sites dos clubes

Meu acervo

3 pensou em “O FUTEBOL EM SÃO JOAQUIM DA BARRA – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *