O AMOR À PÁTRIA FUTEBOL CLUBE, foi o primeiro time de várzea a surgir nas imediações da Rua Antonio Fonseca, no bairro de Vila Maria, tendo encerrado suas atividades por volta de 1943/1944.
Foi então que, na data de 8 de março de 1944, membros das famílias Carvalho e Martins, muitos deles ex-jogadores do AMOR À PÁTRIA FUTEBOL CLUBE, fundaram o BANDEIRANTES FUTEBOL CLUBE que, mais tarde, no dia 15 de novembro de 1948, passou a se chamar BANDEIRA PAULISTA FUTEBOL CLUBE, carinhosamente conhecido por BANDEIRA.
O BANDEIRA revelou diversos craques, alguns deles que chegaram a se profissionalizar e atuar por grandes times da capital e do interior, tais como BUCO (Antonio Baptista), CANHOTO (Uilson Ferreira da Silva), MURFA (José Augusto Lopes), CEREJEIRA (Antonio Carlos Pereira de Almeida) e o goleiro REIS (Reinaldo Barreto).
No ano de 1952, o Partido Social Progressista (PSP) da Vila Maria, organizou um campeonato envolvendo diversas equipes pertencentes a Vila Maria Alta e Vila Maria Baixa, com jogos acontecendo nos períodos matutino e vespertino.
A semifinal envolveu dois times: Bandeira Paulista FC e Vila Elza. A partida aconteceu no campo do Vila Elza. Com dois gols de Hélio e um de Ceguinho, o Bandeira venceu por 3 x 1. Abílio anotou para o Vila Elza.
Bandeira Paulista e Flamengo da Vila Maria fizeram a final que apontou o campeão matutino da Vila Maria Baixa. O placar apontou 3 x 2 para o Bandeira, que se sagrou campeão matutino da Vila Maria Baixa. Os gols foram marcados por Buco (2) e Hélio, ao passo que Leopoldo e Paulinho Mulata fizeram para o Flamengo.
Então aconteceu a partida que definiu o campeão matutino da Vila Maria, ou seja, Bandeira Paulista, campeão matutino da Vila Maria Baixa, contra o Flor da Mocidade, campeão matutino da Vila Maria Alta.
A partida foi realizada no campo do Ypiranguinha e terminou 5 x 0 para o Bandeira Paulista, que se sagrou o campeão. Os gols foram anotados por Nico, Ceguinho e Buco (três).
Os campeões de 1952: Em pé, da esquerda para a direita: Osvaldo Araca, Amândio, Arthurinho, Álvaro, Hélio, Toninho, Dinho, Orlando Hungarez e o técnico Anthero. Agachados: Raimundo, Nelson, Buco, Ceguinho e Nico.
Uniforme: camisas com listas pretas e brancas, gola vermelha, calção branco e meias vermelhas.
Fonte: Bandeira Paulista Futebol Clube e meu acervo.