40 ANOS DO TRI.

A conquista da Copa de 1970 completa 40 anos no dia 21 de junho de 2010. há quatro décadas o Brasil encantava o mundo derrotando a Itália por 4 a 1 na final, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto – Boninsegna fez o gol de honra dos italianos – diante de um publico de 108 mil pagantes.

Era o tri da Seleção Brasileira, após os títulos de 1958 na Suécia e 1962 no Chile. E a consagração da talentosa geração de Pelé. Pesquisa realizada em 2007 pela revista inglesa World Soccer, com especialistas de todo o mundo elegeu a Seleção de 70 como a melhor de todos os tempos.

A caminhada começou com a goleada por 4 a 1 sobre a Tchecoslováquia. O Brasil saiu perdendo – gol de Petras, aos 11. Rivelino empatou aos 24. No segundo tempo, Pelé virou aos 14 e Jairzinho fechou a conta, aos 16 e 39. Na segunda rodada, o jogo mais difícil: 1 a 0 contra a Inglaterra, campeã em 1966, Jairzinho marcou aos 14 do segundo tempo, após jogada genial de Tostão e passe de Pelé. Na terceira rodada, 3 a 2 na Romênia – dois gols de Jairzinho e um de Pelé. Nas quartas de final goleada para cima do Peru 4 a 2 – gols de Tostão (2), Jairzinho e Rivelino. Na semifinal, uma pedreira contra o Uruguai, entalado na garganta dos brasileiros desde o Mundial de 50. Eles saíram na frente, gol de Cubilla, aos 19 minutos. Clodoaldo empatou aos 44, com passe na medida de Tostão. No segundo tempo, Rivelino e Jairzinho liquidaram a fatura.

O Brasil chegava a final contra a Itália. Um show de bola nos italianos consagrou a Seleção. O capitão Carlos Alberto Torres ergueu a Jules Rimet para delírio da multidão no Azteca. E Zagallo entrava para a historia como o primeiro futebolista do mundo a conquistar três Copas – duas como jogador (1959 e 1962) e uma como treinador (1970).

 

Fonte: JT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *