Maringá F.C. (2010) – História Completa

O Maringá Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Maringá(PR). Foi fundado em 27 de novembro de 2010. A equipe manda seus jogos no  Estádio Regional Willie Davids com capacidade para 21.600 pessoas. Sua sede fica na Av. Pioneiro Devige Crepaldi Schiavoni, 1651 no centro da cidade. Sua curta história é recheada de polêmicas, crises, títulos e mudanças de nomes.

A equipe foi fundada a partir de outra já existente, a Sociedade Esportiva Alvorada Club, e é aí que começa a primeira polêmica. O Alvorada Club foi fundado em 23/11/2000 com o objetivo de formar talentos, sendo assim possuía somente categorias de base.

Em 2010 alguns de seus dirigentes resolveram profissionalizar a equipe, melhor dizendo, resolveram fundar uma equipe profissional. Para evitar o pagamento de taxas junta a federação foi utilizada a inscrição do Alvorada Club .

CNPJ do Alvorada Club com nome Fantasia “Grêmio Metropolitano Maringá”. Certidão emitida através do site da receita federal em 04/12/2013.

Assim em 27/11/2010 nascia o Grêmio Metropolitano Maringá nas cores preto, verde e branco. Por utilizar os termos “grêmio” e “Maringá” os dirigentes da outra equipe da cidade, o Grêmio Maringá, acionou a justiça e a Federação a respeito da utilização do nome pelo Metropolitano. A imprensa as vezes chamava a equipe de Alvorada e as vezes como Metropolitano, mas em campo era Metropolitano.

Primeiro Escudo (2010)

Segundo Escudo (2011-2012)

Escudo utilizado por alguns órgãos de impressa, porém nunca utilizado oficialmente.

O curioso dessa história é que foi tirado um CNPJ para equipe com o nome Grêmio Metropolitano Maringá.

Apesar de toda polêmica envolvendo a equipe, dentro de campo as coisas iam muito bem. Em 2010 disputou a terceira divisão paranaense e logo em seu primeiro ano é campeão. Em 2011 estréia na segunda divisão e por pouco não sobe para elite paranaense, ficando em 3° lugar. em 2012 não faz boa campanha e fica na 6ª posição.

Em 2013 para evitar as confusões que envolviam seu nome a equipe passa a denominar-se apenas Metropolitano Maringá, mudando seu escudo.

A partir desse ano também adota a zebra como mascote.

A temporada de 2013 foi boa e a equipe conquista o campeonato da segunda divisão e garante a sonhada vaga na elite paranaense.

Para 2014, na tentativa de aproximação aos torcedores de Maringá é efetuada nova mudança de nome, passando assim a denominar-se Maringá Futebol clube. A equipe faz boa campanha no estadual, fica com o vice-campeonato e garante vaga na série D nacional.

CNPJ do Alvorada Club alterado o nome fantasia para Maringá Futebol Clube no início de 2014.

O hino do clube, de autoria do próprio presidente da equipe, foi composto em 2013. Originalmente trazia o nome do antigo time (Metropolitano), mas foi modificado para que o time fosse chamado Maringá.

Letra:

Maringá, Maringá, Maringá!
Tricolor és campeão
Tuas vitórias são orgulho
Para a nossa cidade canção!

Maringá, Maringá, Maringá!
Meu coração sempre terás
Tu és grande meu guerreiro
Sempre, sempre vencerás

Com tua raça e tua força
Sempre, sempre vencerá
Tuas cores e o teu nome
Para sempre honrarás

Tu nasceste com a estrela
Sempre vencedor serás
Maringá, Maringá, Maringá
No meu peito viverás

Maringá, Maringá, Maringá!
Tricolor és campeão
Tuas vitórias são orgulho
Para a nossa cidade canção

Maringá, Maringá, Maringá!
Meu coração sempre terás
Tu és grande meu guerreiro
Sempre, sempre vencerás!.

Fontes:

– Arquivos pessoais.
– Site da Receita Federal
– http://www.federacaopr.com.br/Paginas/Filiados/Info.aspx?time_id=887
– http://www.maringafc.com/oclube.php
– http://pt.wikipedia.org/wiki/Maring%C3%A1_Futebol_Clube#T.C3.ADtulos

2 pensou em “Maringá F.C. (2010) – História Completa

  1. Antonio Mario Ielo

    Rodrigo,

    Muito bom artigo, que mostra o pontecial da cidade de Maringá que sempre entra na competição com condições de disputar o titulo, não correspondida pelos presidentes/donos dos clubes da cidade.

    Fica sempre a dúvida. Há quem verdadeiramente pertence a palavra “Maringá”? Ao detentor de quem registrou o nome? Ao primeiro “Grêmio” Maringá? Ou ao povo maringaense, que sempre sustentou o clube comprando ingressos, ou pagando seus impostos municipais.

    E as dívidas que ficaram pelo caminho da histórica, quem pagou ou pagará?

    Se não querem as dividas, não deveriam se apoiar na lei de patente para garantir o nome da cidade ao clube, na tentantiva da busca da simpatia dos torcedores/moradores.

    A prefeitura poderia registrar o nome “Maringá” ou “Grêmio Maringá” como sua marca, e portanto, passar a pertencer ao povo de Maringá?

    Para mim, que moro no interiôrr, acho importante e interessante está discussão, e acredito que surgirão outros “maringá’s ainda no futuro…

    Em tempo, ainda não redescobrimos o primeiro Máringa Futebol Clube de 1957…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *