O primeiro gol de goleiro do mundo

O primeiro goleiro a marcar gol, foi marcado por um inglês na partida do seu time, o Manchester City, diante do Sunderland no longínquo dia 14 de abril de 1900 pelo Campeonato Inglês. Charles Albert Williams – ou simplesmente Charlie Williams – foi o ator desta façanha histórica.

Williams nasceu no dia 19 de novembro de 1873 em Welling, situada no condado de Kent no sudeste da Inglaterra. Pouco se tem registro em relação a números de sua carreira, mas o arqueiro começou sua carreira em 1891 no Arsenal. Atuou poucas vezes no time titular dos Gunners até a temporada 1893/94, quando assumiu a meta do time londrino. Este, inclusive, foi o último ano do jogador no clube após a contratação de Harry Storer.

Em 1894 Charlie Williams foi contratado pelo Manchester City, onde algum tempo depois entraria para a história da equipe e do futebol como um todo. Chegou como titular e logo se tornou um dos jogadores preferidos da torcida e da direção por suas boas atuações. Entrou para a história dos Citizens por fazer parte do primeiro título do time desde sua fundação na temporada 1898/99, a segunda divisão inglesa.

Um ano depois entrou para os registros históricos do futebol ao marcar o primeiro gol de goleiro que se tem registro oficial. Na partida diante do Sunderland, no já citado dia 14 de abril de 1900,  Williams deu um chutão pra frente a fim de afastar a bola do ataque do adversário. O que aconteceu é que o chute foi tão forte que pegou o arqueiro do lado oposto desprevenido e a bola acabou no fundo da rede.

Depois de pendurar as luvas, o histórico goleiro inglês enveredou na carreira de treinador e assumiu o comando da seleção da Dinamarca no mesmo ano. Começou muito bem sua trajetória conquistando a medalha de prata nos JogosOlímpicos de Londres.

Charlie Williams teve uma passagem pelo futebol brasileiro como treinador. Em 1911 foi convidado pelo Fluminense  para ser o técnico por um salário mensal de 12 Libras Esterlinas, mais alimentação e moradia além do transporte Londres-Rio. Mais uma vez Williams foi pioneiro, já que tornou-se naquele momento o primeiro profissional a assumir o comando técnico de uma equipe no futebol carioca e também por ter  participado do primeiro “Fla-Flu” da história em 07 de  julho de 1912 no estádio das Laranjeiras .

http://futebolhistoria.blogspot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *