Esporte Clube Comercial, de Pirituba – São Paulo (SP)

ESPORTE CLUBE COMERCIAL DE PIRITUBA

O Esporte Clube Comercial de Pirituba é uma agremiação é uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). Fundado na quinta-feira, do dia 29 de março de 1956, por Manoel Domene Martins, mais conhecido como Mané do Ganha Pouco, Fernandes de Mello, Augusto Zanini, André Papai, entre outros. Logo no início já contou com a simpatia do bairro, pois a equipe era formada por muitos jovens, a molecada do bairro.

A sua Praça de Esportes, Campo do Satélite, fica localizado na Rua Dom Manuel D’Elboux, nº 30, no bairro de Pirituba, situado na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. O seu tradicional uniforme consiste com: Camisa vermelha com detalhes em branco, calção branco e meiões vermelhos. A sua mascote é o Galo.

Breve história

Em entrevista ao portal Freguesia News, Walter Rocha, o popular Mineiro, memorialista do time, contou que, na década de 60, o Comercial foi campeão dos torneios Diário Popular, Folha da Tarde, Leão da Várzea; na década de 70, foi campeão dos torneios Campeões e Bambas da Várzea, (torneios realizados pela Gazeta Esportiva); participou das nove edições do Torneio Olavo Setúbal, que era anual e reunia as 64 melhores equipes da Zona Oeste, tendo sido sete vezes campeão e duas vezes vice.

Papa Títulos de Pirituba

O Comercial foi o maior ‘papa-títulos’ da história de Pirituba, o que deu o direito de disputar o supercampeonato Amadores da Capital, onde participavam os campeões de cada zona, (Norte, Sul, Leste, Oeste), nos anos de 1976 e 1977, realizado em preliminares do campeonato brasileiro nos estádios do Pacaembu e Morumbi e uma final no estádio do Morumbi, em preliminar da Seleção Brasileira”, lembrou Mineiro.

O Comercial foi também campeão invicto da Copa Pirituba em 1989, terceiro colocado (1993) e duas vezes vice-campeão varzeano da Seme. Em 1985, com a final no estádio do Canindé e, novamente, vice-campeão invicto, em 1994, no Estádio Municipal de Embu das Artes, quando foi derrotado nos pênaltis.

Outras conquistas

Foi pentacampeão regional do Varzeano da Seme; tricampeão metropolitano da Liga da Freguesia do Ó, onde o campeão representava as Zonas Norte e Oeste na fase regional; 3º colocado na 1ª Copa Kaiser, em 1995; 6º colocado em 1997, 5º colocado na Copa Antarctica, em 1999; e 9º colocado nas edições da Copa Kaiser de 2009 e 2010.

Foi ainda campeão da Copa Vitor Sapienza, em 1996, em memorável final no estádio municipal de Francisco Morato e campeão da Copa de Verão de Pirituba, em 1992.

Praça de Esportes ganha gramado sintético com s presença de Ronaldo Fenômeno

O campo do Comercial, em Pirituba, era um típico campo varzeano, com os escanteios e algumas laterais com gramado e o restante terrão. Mas um projeto da Brahma, chamado “Viva o Campinho”, transformou a estrutura do local.

Em junho de 2015, com a presença do craque Ronaldo Fenômeno e da apresentadora Sabrina Sato, o campo teve o gramado sintético inaugurado, com direito a sistema de drenagem, novos vestiários e bancos de reservas.

Com tudo novinho em folha, o CDC Jardim São José, em Pirituba, deu a largada com uma partida entre os donos da casa, o Comercial, contra um tradicional rival do bairro, Jardim Regina.

FONTES & FOTOS: Freguesia News – Futebol Interior – Varzeapedia – Toninho Sereno

3 pensou em “Esporte Clube Comercial, de Pirituba – São Paulo (SP)

  1. Carlos Antônio da conceição

    Bom diaaaa queria sabe mais sobre o Comercial Esporte Clube, time da várzea.
    Obrigado pela atenção.

  2. Vainer thomaz

    Nasci do lado do campo do Comercial, na Rua Padre Mariano Ronchi, n° 1.091.
    O bar Comercial ficava 5 minutos da minha casa, e o Campo, cerca de 10 minutos.
    Gostaria de saber sobre camisa 9 Puva, ele chamava Carlos Thomaz foto dele história foi campeão pelo Comercial Pirituba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *