A título de colaboração, e com a finalidade de ajudar na confecção do escudo do PIMA FC, tendo em vista que o escudo aparentemente se encontra mais visível nesta foto, é que adiciono esta matéria, a qual foi extraída da revista Grêmio Esportivo Novorizontino – O Tigre do Vale – De Pima a Grêmio – Os 17 anos de uma Fera (edição de outubro de 1990).
A HISTÓRIA
(do time da fábrica de sapatos até se transformar na força do interior).
O Novorizontino foi fundado em 11 de março de 1972 com o nome de Pima Futebol Clube e na época, era formado por funcionários de uma fábrica de sapatos da qual levou o nome. A Pima funciona até hoje como fábrica-escola e atende crianças carentes na forma de orfanato.
Em 1974, após disputar jogos varzeanos em seu primeiro ano de existência, o Pima filiou-se a Liga Catanduvense de Futebol e em seu primeiro campeonato amador conquistou o título de Campeão Regional, seguindo-se o Bicampeonato em 75.
Com o sucesso regional, a diretoria, presidida pelo fundador do clube, Arnaldo Sauressig, decidiu optar pelo profissionalismo e, em 1976, após filiar-se a Federação Paulista de Futebol, nascia o Grêmio Esportivo Novorizontino, nome que substituía o primeiro por exigências da legislação esportiva.
Conta-se que o nome de Grêmio acabou surgindo em uma churrascada, feita pelos atletas da época, que decidiram homenagear o presidente Arnaldo, gaúcho radicado em Novo Horizonte, e torcedor fanático do Grêmio Portoalegrense.
As cores amarelo-preta vieram da própria caixa de sapatos da fábrica, que até hoje se orgulha em mantê-las numa forma de preservar a tradição. O escudo foi inspirado no do Santos Futebol Clube.
O primeiro uniforme do Pima FC era idêntico ao do São Paulo FC, porém, em lugar da faixa horizontal vermelha existia uma faixa amarela. Depois este foi substituído pelo uniforme com listras verticais amarelo e preta.