Flamengo x Honved – dois jogos com dois resultados iguais

Flamengo x Honved

A Hungria estava sendo invadida pela União Soviética naquele ano de 1956, em que campeão nacional Honved fazia uma excursão por diversos países do mundo, mas houve o pedido, por telegrama, dos invasores da pátria para que toda a delegação do Honved retornasse à Hungria.

Coisa que não aconteceu porque houve por parte de seus diretores a ordem de desobedecer e continuar a excursão.

Por medo e não querendo encrenca, alguns países não aceitaram a entrada do clube hungaro. Entre eles, Itália, França e Inglaterra.

Então o Honved veio para o Brasil, e o primeiro jogo foi contra o Flamengo, marcado para o Maracanã no início do mês de Janeiro de 1957.

Tomaram uma goleada de 6x 4, e os gols foram marcados por Evaristo(2) Henrique, Paulinho, Dida e Duca. Para o Honved marcaram Puskas (2) Szusza e Budai.

O Flamengo, jogou com: Ari, Tomires e Pavão. Milton, Luiz Roberto, e Edson (Jordan). Paulinho, Moacir,(Duca) Henrique,Evaristo e Baba.

Honved: Groczis, (Farago) Rackosczy, Baniay, Bosizk. Kotasz, Lantos, Budai, (Sandos), Koczis, Szusza, Puskas e Cizibor.

Arbitro – Mário Vianna.

Renda – 3. 351.001,00

Dias depois jogaram contra o Botafogo, e o Honved venceu por 4 a 2.

Depois disso resolveram trazer o jogo inicial para São Paulo.

E por iniciativa da Companhia de cigarros Sudan e da rádio Bandeirantes, e dos representantes do Flamengo e Honved, Walter Fadel e Enil Oesterreicher. Murilo Leite pela rádio bandeirantes e Saul Janequine pela companhia Sudan de cigarros, resolveram fazer o jogo revanche entre Honved e Flamengo no estádio do Pacaembu e com a entrada franqueada ao publico, no dia 26 de Janeiro de 1957, um sábado a noite.

Mais uma vez o resultado foi de 6 x 4, mas desta vez para o Honved, que deu um show de bola e encheu os olhos da torcida paulista.

Em 10 minutos de jogo o campeão hungaro já vencia de goleada, e no tempo final liquidou o jogo de uma vez, chegando a estar vencendo por 6 x 1. Puskas marcou 4 dos seis gols do Honved e os outros dois por Budai e Sandos. Dida (2) Moacir e Henrique marcaram para o Flamengo. Os times foram os mesmos do primeiro jogo e o arbitro novamente foi Mário Vianna, elogiado por todos.

O publico não foi divulgado e, o estádio estava lotado.

Pesquisa de Mario Lopomo.

A GAZETA, JANEIRO DE 1957.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *