O estádio Santa Cruz de Ribeirão Preto

Os anos sessenta marcaram uma virada de página na história do Botafogo F.C. De um time que já dava trabalho aos grandes clubes da capital, que tinham que enfrentar a proximidade da torcida no antigo estádio Luiz Pereira, na Vila Tibério, o Tricolor passava a sonhar ainda mais alto e o primeiro passo para isso era a construção de um novo estádio.

Localizado em uma região até então isolada do Centro de Ribeirão Preto, o Santa Cruz fez surgir um novo bairro – a Ribeirânia. Inaugurado no dia 21 de janeiro de 1968, o estádio particular do Botafogo só perdia em capacidade para o Morumbi. No Santa Cruz podiam se acomodar 60 mil pessoas sentadas e outras 10 mil em pé. Com o passar do tempo, as exigências de segurança foram aperfeiçoadas e hoje o estádio comporta pouco mais de 35 mil torcedores.
[img:est__dio_santa_cruz_de_ribeir__o.jpg,resized,vazio]

Festividades
Os dias que antecederam a inauguração oficial do Santa Cruz foram de muito trabalho. Um verdadeiro mutirão foi realizado para colocar a casa em ordem. Mas o resultado de tanto trabalho foi compensado com muita festa. Já na véspera a porção tricolor da cidade já respirava o clima da inauguração. Os jornais da época relatam o desfile da seleção da Romênia – a adversária dos botafoguenses, em carreata pelas ruas de Ribeirão. No dia 20 de janeiro também foi lançada a pedra fundamental do que hoje é o Poliesportivo do clube, no antigo Luiz Pereira.

Wilson Simonal cantou na inauguração do estádio
[img:simonal_na_inaugura____o.jpg,thumb,vazio]
No dia 21, um domingo, uma multidão se dirigiu ao Santa Cruz para assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça e ao show de três grandes ícones da música brasileira daqueles tempos – Altemar Dutra, Wilson Simonal e Jair Rodrigues. Terminada a festa, foi a vez da bola rolar, às 16 horas, com o apito inicial do árbitro Oscar Scolfaro.

O jogo
O Botafogo foi superior aos romenos desde o início da partida e venceu o jogo inaugural por 6 x 2 (o primeiro tempo terminou 3 x 1). O primeiro gol do estádio Santa Cruz foi marcado por Sicupira, aos 8 minutos, aproveitando cruzamento do lateral Márcio. Ainda na primeira etapa, Paulo Leão (aos 18 minutos), Carlucci (de falta, aos 31), e Lucesko (aos 33), marcaram.
[img:sicupira_marcou_o_1___gol.jpg,thumb,vazio]

Na segunda etapa, os romenos chegaram a assustar com o gol de Dan, aos 12 minutos, cobrando falta, mas o Botafogo logo tratou de ampliar o marcador, com Paulo Leão (aos 18), Carlucci, de novo de falta (aos 21) e Jairzinho, aos 45 minutos.

O time que defendeu as cores do Botafogo nesta partida foi formado por Dirceu, Zé Carlos (Eurico), Mendes, Roberto Rebouças e Carlucci, Roberto Pinto (Luiz Américo) e Márcio, Jairzinho, Sicupira, Paulo Leão e Totó.

A época
Quando o Botafogo inaugurou o estádio Santa Cruz o prefeito era um jovem Welson Gasparini, que agora, quarenta anos depois, está de novo na prefeitura de Ribeirão Preto. A moeda corrente era o Cruzeiro Novo e o país vivia os primeiros anos da ditadura militar.

O Comercial já tinha o seu moderno estádio Palma Travassos, inaugurado em 1964. No dia da inauguração do Santa Cruz, os comercialinos, entre eles Piter, Nonô, Paulo Bim e Rodarte, se preparavam para fazer um amistoso contra a Francana – o jogo aconteceu três dias depois e terminou com vitória do time de Franca por 2 x 0, na preparação do Alvinegro para a estréia no Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

007 era a atração nas salas de cinema
Os cinemas da cidade exibiam filmes como “007 contra Chantagem Atômica”, com Sean Connery no papel de James Bond, e “Ringo não Perdoa”, estrelado por Giuliano Gemma. Na TV se podia assistir programas como “Tremendão e Ternurinha”, com Erasmo Carlos e Wanderleia, e “Um Instante Maestro”, com Flávio Cavalcanti.

Grandes jogos
Em seus quarenta anos de história, o estádio Santa Cruz já foi palco de grandes jogos, como os amistosos internacionais entre Brasil e Chile, em 1981, e Brasil e Polônia, em 1993, as finais do Paulistão de 1995, entre Corinthians e Palmeiras e as finais do Paulistão de 2001, entre o Botafogo e o Corinthians, que culminaram no vice-campeonato para o Tricolor.
[img:botafogo_x_corinthians.jpg,thumb,vazio]

fonte:www.comefogonet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *