Os anos sessenta marcaram uma virada de página na história do Botafogo F.C. De um time que já dava trabalho aos grandes clubes da capital, que tinham que enfrentar a proximidade da torcida no antigo estádio Luiz Pereira, na Vila Tibério, o Tricolor passava a sonhar ainda mais alto e o primeiro passo para isso era a construção de um novo estádio.
Localizado em uma região até então isolada do Centro de Ribeirão Preto, o Santa Cruz fez surgir um novo bairro – a Ribeirânia. Inaugurado no dia 21 de janeiro de 1968, o estádio particular do Botafogo só perdia em capacidade para o Morumbi. No Santa Cruz podiam se acomodar 60 mil pessoas sentadas e outras 10 mil em pé. Com o passar do tempo, as exigências de segurança foram aperfeiçoadas e hoje o estádio comporta pouco mais de 35 mil torcedores.
[img:est__dio_santa_cruz_de_ribeir__o.jpg,resized,vazio]
Festividades
Os dias que antecederam a inauguração oficial do Santa Cruz foram de muito trabalho. Um verdadeiro mutirão foi realizado para colocar a casa em ordem. Mas o resultado de tanto trabalho foi compensado com muita festa. Já na véspera a porção tricolor da cidade já respirava o clima da inauguração. Os jornais da época relatam o desfile da seleção da Romênia – a adversária dos botafoguenses, em carreata pelas ruas de Ribeirão. No dia 20 de janeiro também foi lançada a pedra fundamental do que hoje é o Poliesportivo do clube, no antigo Luiz Pereira.
Wilson Simonal cantou na inauguração do estádio
[img:simonal_na_inaugura____o.jpg,thumb,vazio]
No dia 21, um domingo, uma multidão se dirigiu ao Santa Cruz para assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça e ao show de três grandes ícones da música brasileira daqueles tempos – Altemar Dutra, Wilson Simonal e Jair Rodrigues. Terminada a festa, foi a vez da bola rolar, às 16 horas, com o apito inicial do árbitro Oscar Scolfaro.
O jogo
O Botafogo foi superior aos romenos desde o início da partida e venceu o jogo inaugural por 6 x 2 (o primeiro tempo terminou 3 x 1). O primeiro gol do estádio Santa Cruz foi marcado por Sicupira, aos 8 minutos, aproveitando cruzamento do lateral Márcio. Ainda na primeira etapa, Paulo Leão (aos 18 minutos), Carlucci (de falta, aos 31), e Lucesko (aos 33), marcaram.
[img:sicupira_marcou_o_1___gol.jpg,thumb,vazio]
Na segunda etapa, os romenos chegaram a assustar com o gol de Dan, aos 12 minutos, cobrando falta, mas o Botafogo logo tratou de ampliar o marcador, com Paulo Leão (aos 18), Carlucci, de novo de falta (aos 21) e Jairzinho, aos 45 minutos.
O time que defendeu as cores do Botafogo nesta partida foi formado por Dirceu, Zé Carlos (Eurico), Mendes, Roberto Rebouças e Carlucci, Roberto Pinto (Luiz Américo) e Márcio, Jairzinho, Sicupira, Paulo Leão e Totó.
A época
Quando o Botafogo inaugurou o estádio Santa Cruz o prefeito era um jovem Welson Gasparini, que agora, quarenta anos depois, está de novo na prefeitura de Ribeirão Preto. A moeda corrente era o Cruzeiro Novo e o país vivia os primeiros anos da ditadura militar.
O Comercial já tinha o seu moderno estádio Palma Travassos, inaugurado em 1964. No dia da inauguração do Santa Cruz, os comercialinos, entre eles Piter, Nonô, Paulo Bim e Rodarte, se preparavam para fazer um amistoso contra a Francana – o jogo aconteceu três dias depois e terminou com vitória do time de Franca por 2 x 0, na preparação do Alvinegro para a estréia no Campeonato Paulista da Primeira Divisão.
007 era a atração nas salas de cinema
Os cinemas da cidade exibiam filmes como “007 contra Chantagem Atômica”, com Sean Connery no papel de James Bond, e “Ringo não Perdoa”, estrelado por Giuliano Gemma. Na TV se podia assistir programas como “Tremendão e Ternurinha”, com Erasmo Carlos e Wanderleia, e “Um Instante Maestro”, com Flávio Cavalcanti.
Grandes jogos
Em seus quarenta anos de história, o estádio Santa Cruz já foi palco de grandes jogos, como os amistosos internacionais entre Brasil e Chile, em 1981, e Brasil e Polônia, em 1993, as finais do Paulistão de 1995, entre Corinthians e Palmeiras e as finais do Paulistão de 2001, entre o Botafogo e o Corinthians, que culminaram no vice-campeonato para o Tricolor.
[img:botafogo_x_corinthians.jpg,thumb,vazio]
fonte:www.comefogonet.com.br