Joelho d’Água Futebol Clube – Moeda, MG

O Joelho d’Água Futebol Clube é uma equipe amadora de Moeda, MG. Formada por veteranos, foi fundada em 4 de julho de 1976. Tem como cores no uniforme o branco, o vermelho e o preto.

Tem quatro títulos do Campeonato Sênior (2001, 2003-2004, 2006) e um vice-campeonato, em 2002. Foi também campeã do Campeonato Independente, em 2000.

História do Clube (fonte: Futebol Amador de Minas)

Moeda, 1976: no campo de pelada, chamado popularmente hoje de Campo Velho de Moeda, nas proximidades da linha férrea, nascia um dos Clubes mais expressivos da região. O Joelho D’água Futebol Clube, surgiu da reunião de amigos veteranos que já haviam deixado a prática esportiva, porém continuavam adeptos do esporte. Nessa época Moeda contava com aproximadamente 1000 habitantes. Completavam-se 24 dias do mês de Junho do ano de 1976, quando surgiu a ideia de três amigos: Moacir Alves, Afonso Angelino e Sr. Lamartine. Contudo, foi num domingo, dia 04 de Julho de 1976, o dia em que o grupo de veteranos deixou seus lares para participar da 1ª partida de futebol no Campo Velho, tendo como adversário a equipe de Moeda Velha.

Os fundadores foram os seguintes: Moacir Alves Gois, Paulo Alves do Carmo, Carlos Silva, Afonso Angelino Custódio, Vicente Braga de Moura, Alaor Braga de Moura, Bertie Soares de Oliveira, Bolivar Alves Maciel, José Maria dos Santos, Geraldo Oliveira, Sebastião Braz, Picolé, Lamartine (Sr. Bené),  Silvino Patente e Carlos Souza Carmo.

No símbolo do time, criado pelo amigo Carlos Souza Carmo (CASCA), destaca-se um veterano com água no Joelho, simbolizando seu próprio nome.

Após a sua fundação, o Joelho d’Água passou a recepcionar os jogadores na Toca, o qual passou a chamar “Toca do Joelho d’Água”, com sua tradicional vaca atolada após os jogos. Os anos se passaram e hoje o Joelho d’Água é uma equipe tradicional no município de Moeda e região do Vale do Paraopeba. Podemos dizer que nas manhãs de domingo, hoje já no estádio Moedão, sem uma partida do Joelho d’Água é difícil acreditar que não haverá jogo.

O Joelho d’Água tem o orgulho de manter em quase 100% desde sua criação, uma partida amistosa aos domingo. Acreditamos no potencial dos veteranos moedenses: Afonso, Wander, César, Pacelli, Dinho, Edinho, Roberto, Pitanga e muitos outros e que o JOELHO D’ÁGUA possa fazer por muitos anos a história que já marcou o passado e marcará o futuro de muitas gerações…

Fonte: Futebol Amador de Minas e facebook da Liga Desportiva de Moeda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *