A expressiva campanha do Coritiba no II Campeonato Nacional de Clubes profissionais em 1972- levou a ser convidado pelo Clube de Regatas do Flamengo, como idealizador e coordenador do Torneio do Povo, a participar do mesmo. Entretanto, a principal e básica condição para integrar o mesmo era a popularidade doas clubes no cenário nacional e estadual, pelo poderio das equipes e massas de aficionados, que garantiriam boas arrecadações. Neste ano, participaram os clubes: Flamengo, Corinthians, Atlético MG, Coritiba, Internacional e Bahia. Disputado em duas etapas uma classificatória da qual seriam quatro finalistas para a segunda etapa decisiva.
O clube paranaense além de conseguir o título, superou seus oponentes em arrecadação. Sua última exibição em Salvador, quando empatou com o Bahia em um dramático jogo na Fonte Nova, em que árbitro carioca José Marçal Filho procurou, devidamente comprovado pelo vídeo-tape prejudicar o verdão.
Para melhor julgamento do que foi a peleja e o ambiente reinante em Salvador, onde por ocasião da presença do C.R.Flamengo fora fora palco de cenas condenáveis com a anuência de polícia, pelo mesmo torneio, um locutor da Rádio Bahia chegou a difamar o clube paranaense, acusando-o de manter, por tradição preconceito racial. Transparecia a manifesta intenção do clube baiano em vencer a partida. Ressaltem-se a elegante e esportiva conduta dos jogadores baianos. E interessante que o tento de empate, que deu o título ao Coritiba foi mais fruto dá má fé de um torcedor, que temeroso quando um ataque em profundidade de Hélio Pires, apitou das proximidades do alambrado, procurando confundir o atacante. Mas quem parou os defensores baianos, o que proporcionou mais facilmente a marcação do gol.
Foram realizados 6 jogos, com 4 vitórias e dois empates, 10 gols pró e 3 contra. saldo de 7. Seu artilheiro foi Hélio Pires com 3 gols. Jogadores participantes: Jairo e Célio; Pescuma, Cláudio Marques e Levir; Hermes, Marinho e Nilo; Fito, Dreyer e Hidalgo; Leocádio, Tião Abatiá e Zé Roberto; Hélio Pires, Kruger, Dirceu e Reinaldinho.
Fase de Classificação:
21/01/73 Atlético MG 2×1 Coritiba Belo Horizonte Hélio Pires e Orlando para o Coritiba e Campos para o Atlético.
27/01/73 Bahia 1×0 Coritiba Salvador Picolé para o Bahia.
31/01/73 Coritiba 2×1 Flamengo Curitiba Hélio Pires e Orlando para o Coritiba.
07/02/73 Coritiba 0×0 Corinthians Curitiba
16/02/73 Internacional 1×1 Coritiba Porto Alegre
Fase Final:
21/02/73 Coritiba 1×0 Corinthians Curitiba Oberdan para o Coritiba
25/02/73 * Flamengo 0×1 Coritiba Rio de Janeiro Zé Roberto para o Coritiba.
21/03/73 Bahia 2×2 Coritiba Salvador Aladim e Hélio Pires para o Coritiba e Fito e Peri para o Bahia.
Fonte:O GLOBO 26/02/73.
[img:Coritiba_Foot_Ball_Club_de_.png,resized,centralizado]