NOME: FERROVIÁRIO SPORT CLUB
CIDADE: Vitória / ES
FUNDAÇÃO: 10 de agosto de 1945
CORES OFICIAIS: amarelo / preto
HISTÓRICO: Clube formado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce. Disputou o Campeonato Capixaba de 1957 a 1960. Em 1963 o clube fundiu-se a outros clubes dos funcionários da empresa para formar a Associação Desportiva Ferroviária.
Fontes: Livro “Os Trilhos da História” de Bruno Marques. Agradecimento a José Farah pelo redesenho do escudo.
[img:ferroviariosc1_julio.jpg,thumb,centralizado]
Julio, obrigado
Fico no aguardo da publicação do escudo correto “inédito” após o redesenho do Farah que vem fazendo um trabalho de excelente qualidade.
Se precisar, também estou a disposição para redesenhar escudos.
Quanto aos escudos que encontrei na Federação Capixaba estarei fazendo uma revisão geral verificando incoerências. Mas aproveito o espaço para já colocar dois escudos da época que circulam pela internet e foram redesenhados da mesma forma por mim:
O Cesan Esporte Clube e o Associação Atlética Barrense. Eles eram realmente verde e branco e azul e branco respectivamente?
IELO
AS INFORMAÇÕES QUE TENHO, INCLUSIVE COM A FOTO DA EQUIPE DA A.A. VALE DO RIO DOCE, O ESCUDO EM AMARELO E PRETO ESTÁ INCORRETO. AS CORES OFICIAIS ERAM TRICOLOR (IGUAL AO SÃO PAULO) E O ESCUDO TOTALMENTE DIFERENTE.VOU FAZER UM RASCUNHO E PEDIR PARA O AMIGÃO FARAH REDESENHAR. VAI SER UM ESCUDO SUPER INÉDITO TAMBÉM !!!
Julio, excelente achado.
Como vc mesmo já divulgou a fusão dos clubes de funcionários da Empresa Vale do Rio Doce:
A.A. Vale do Rio Doce, Ferroviário SC, Cauê, Guarany, e Cruzeiro formaram a Associação Desportiva Ferroviária (grená e branco).
Com esta descoberta fica uma dúvida no escudo que publiquei da A.A. Vale do Rio Doce, também um losango nas cores amarelo e preto com as iniciais AAVRD. Estes clubes além de serem de funcionários da mesma “estatal”, na época, também tinham os escudos parecidos?
O escudo que redesenhei da A.A. Vale do Rio Doce encontrei na própria Federação Capixaba na década de 80, mas em um desenho a “Lápis”.
Julio, fantástico! Como é bom ver descobertas como estas! Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa de sempre.