FUTEBOL É SEMPRE FUTEBOL …

Este foi o título de curiosa matéria publicada no Jornal A Tribuna de Santos/SP de 27 de fevereiro de 1940. Abaixo o texto:

” Noticia o Jornal dos Sports: No campo do S.C. Cruzeiro, de Realengo, as equipes femininas local e do Independente, de Bento Ribeiro, disputaram na tarde de domingo , um jogo de futebol. Há tempos o time de Realengo havia imposto ao visitante o escore de 2×0. Assim, a característica de revanche dava mais animação ao embate. Para os fans que ali se acotevalavam, o espetáculo era muito mais interessante que o da Copa Rocca. Tudo corria bem para as visitantes, que haviam reforçado o time com duas jogadoras estranhas ao meio e por sinal que as mais destacadas do encontro. Venciam por 1×0 quando uma das craques visitantes, revidando uma canelada, agrediu uma jogadora local. E foi o diabo. Todo o time do Cruzeiro caiu em cima da agressora. Generalizou-se a briga, os torcedores invadiram a cancha para separar os bandos litigantes e a custo serenaram os animos. No fim de tudo, andavam pelo gramado alguns tufos de cabelos loiros, castanhos e pretos e vários rostinhos apresentavam sinais de valentes unhadas.”

3 pensou em “FUTEBOL É SEMPRE FUTEBOL …

  1. Andre Martins

    legal,pensei que o futebol feminino,fosse desses últimos anos.Mas não,vejo que vem de décadas atrás..interessante!

  2. Julio Diogo

    Ielo

    na realidade, campeonatos nesta época acredito não terem existido. O que vejo nos jornais são partidas amistosas e com muita curiosidade por parte do público masculino. Infelizmente vi muitos artigos, mas não me chamou a atenção e não fotografei este material. Vou ficar mnais atento e o que aparecer coloco no blog.

  3. Antonio Mario Ielo

    Muito importante este artigo, pois consta na cronologia do futebol feminino no “Atlas do Esporte no Brasil” apenas uma partida em 1921 no Tremembé E.C. entre senhoritas tremembeenses e senhoritas catarinenses antes do Decreto-Lei 3.199 de 1941, vigente até 1975, que proibia a pratica do futebol pelas mulheres.

    Com este artigo observa-se uma lacuna de informações sobre o futebol feminino antes do Decreto do Presidente Getulio Vargas.

    Campeonatos propriamente não existiram, mas torneios existiram? Pois clubes praticantes e jogos amistosos existiram como comprova o artigo(as vezes não muito amistosos como no artigo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *