O NACIONAL(MA) É PUNIDO POR COMETER O CAI CAI

Em julgamento ocorrido na noite de sexta-feira (12/12/2008), pela Comissão de Disciplina do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD)-MA), o Nacional, de Santa Inês, foi punido por ter cometido a tática do “cai-cai” em um jogo pelo Campeonato Maranhense.
O Nacional, que fez uma excelente campanha no segundo turno do Estadual desta temporada, chegando em 6º lugar na classificação geral, com 24 pontos ganhos, foi suspenso por um ano, além de ter caído para a segunda divisão.
O clube tem direito a recorrer da punição, agora diretamente ao Pleno do TJD-MA, e ainda ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mas são muito remotas as suas chances de derrubar a decisão da Comissão de Disciplina do TJD do Maranhão. Já existem casos semelhantes em que os clubes não tiveram chance. O expediente usado pelo Nacional se caracterizou como desrespeito ao torcedor que pagou para assistir à partida e, nesses casos, os órgãos de disciplina não perdoam.
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) já definiu que o Santa Quitéria substituirá o Nacional, uma vez que ficou em penúltimo lugar na classificação do Campeonato Maranhense.
O “cai-cai” do Nacional que originou a denúncia do procurador aconteceu no segundo jogo da semifinal do segundo turno do Estadual, contra o Sampaio. O Tricolor venceu por 4 a 0 e a partida acabou antes do previsto, ou seja, aos 16 minutos do segundo tempo, uma vez que o time de Santa Inês ficou com número insuficiente de jogadores em campo. Já tinham sido feitas as três substituições. A redução do número de atletas foi considerada proposital pelo árbitro, que relatou o episódio na súmula.

Fonte: Jornal O Progresso/MA

3 pensou em “O NACIONAL(MA) É PUNIDO POR COMETER O CAI CAI

  1. Natanael Duarte

    Nacional foi absolvido, à unanimidade, pelo pleno do TJD-MA, nesta sexta-feira (09/01/2009) e se manteve na Primeira Divisão do Campeonato Maranhense.

  2. Natanael Duarte

    Nacional recorreu ao TJD-MA e conseguiu o efeito suspensivo da punição, ou seja, o Nacionao continua na Primeira Divisão de 2009 até o julgamento em definitivo do recurso pelos auditores do TJD-MA, que deve ocorrer apenas em janeiro.

  3. Walter Iris

    Julio.
    No jogo da Série C-2008, Rio Branco(AC) x Duque de Caxias(RJ), o Duque de Caxias promoveu um cai-cai. O árbitro relatou tudo na súmula. No 1º julgamento, o Duque de Caxias foi punido, com a perda dos pontos, suspensões de técnico e jogadore, multa em espécie e proibição de participar do campeonato subsequënte promovido pela CBF. No julgamento, em 2ª instância, no mesmo STJD, só foi mantida a perda dos pontos e a multa em espécie, ou seja, acabou tudo em pizza.
    Esse mesmo Duque de Caxias entregou vergonhosamente o jogo contra o Mesquita, na última rodada do Carioca desse ano, causando o rebaixamento do América. Todos no Rio sabem desse escândalo, mas a FFERJ fez vistas grossas para o fato.
    O Nacional só poderá cancelar a sua punição se os seus dirigentes forem tão “poderosos” quanto aos do Duque de Caxias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *