Craques do passado – Aderbal Lana – “ICO”

Aderbal Lana, o Ico foi ponta direita na década de 40/50 defendendo equipes como Uberlândia EC, CA Goianiense, EC Mogiana de Campinas e EC Siderúrgica de Sabará/MG.
Suas principais caracteristicas: disciplina e habilidade. Dominava a redonda entortando todos os laterais esquerdos que o enfrentavam.
Foi ídolo no Uberlândia Esporte Clube e teve na época propostas para defender grandes clubes do futebol brasileiro como Palmeiras, Flamengo, Guarani e São Paulo; mas o medo de viajar de avião o fez permanecer jogando e treinando equipes de Uberlândia até encerrar a carreira em 1961 no Vasco da Gama desta cidade e de diretor de futebol do mesmo clube até 1981.
Ico nunca ganhou dinheiro com o futebol, quando se aposentou trabalhou como sapateiro em sua residência em Uberlândia.
Ico foi o primeiro jogador de futebol a dar entrevista a rádio em Uberlândia.
Em sua estréia pelo Siderúrgica, Ico fez o primeiro gol da partida aos 45´no goleiro Kafunga do Atlético Mineiro em jogo válido pelo Campeonato Mineiro no estádio Praia do Ó em Sabará/MG.
.[img:Ico_1.jpg,resized,centralizado]
Teve cinco filhos dos quais dois se dedicaram ao futebol e obtiveram destaque no mesmo:
Roberto Lana – Robertinho defendeu Uberlândia EC, Goiás EC, Goiânia AC, CA Goianiense, Comercial FC. Jogou tb. em Portugal e no Equador, vindo a falecer em 2002.
Aderbal Domingos Lana – Aderbal Lana é o famoso treinador mais bem sucedido do futebol amazonense conquistando inúmeros títulos pelo São Raimundo – o Tufão do Amazonas[img:ECM.jpg,resized,centralizado]
Ico faleceu em 15/12/2005 na cidade de Uberlândia/MG
E está é uma homenagem à um dos maiores craques do futebol mineiro e também da esquadra do EC Mogiana de Campinas de todos os tempos.

Fonte: Arquivo do Freidines

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *