História e escudo: CIPEC de Mendes (RJ)

O Nosso Amigo Sérgio Mello, postou no blog um artigo sobre o CIPEC de Mendes-RJ, no dia 7 de setembro de 2012. Porém o escudo está incorreto, mas não foi culpa dele, vou reproduzir meu comentário para que todos entendam…

………………………………………..
Bom Dia Pessoal
Sou mendense e praticamente vizinho do clube. Realmente nós da cidade, desconhecemos este escudo, a pesar de ter sido pintado no muro do estádio, questionamos sua veracidade. Aqui acreditamos, que o “artista”, variou seu trabalho, ou não teve base para faze-lo. Não acredito também, ser uma nova versão. Pois o clube encontra-se inativo a anos e em completo abandono, com seu estádio e sua sede lacrado pela justiça por falta de segurança. Na verdade faliram o clube a ponto de deixa-lo em ruínas. Ainda continuo considerando o escudo tradicional mesmo, o antigo.
Parabéns pelo belo trabalho de redesenho do escudo, mas como disse, nós aqui da cidade “Não sabemos de onde o pintor tirou esse modelo de escudo!!!”.

Abraços
………………………………………..

http://goo.gl/maps/Jsfmq
Segue o link da imagem da fachada do estádio com as pinturas do escudo bem variado do original. Não sabemos porque foi pintado assim. O verdadeiro se comprova nas grades do portão e na placa esmaltada acima do portão.

Segue um informativo correto sobre o clube.

CIPEC ESPORTE CLUBE

Escudo correto

A antiga Fábrica de Papel Guttemberg, fundada em 1889 na cidade de Mendes, adquirida em 1923 pelo Conde Alexandre Siciliano e dirigida por Nicolau Matarazzo é um exemplo de patrimônio a ser preservado. Rebatizada depois como Companhia Indústria de Papéis e Cartonagem – CIPEC, a indústria chegou a ter mil operários e foi o segundo estabelecimento do gênero a ser implantado no Brasil.
O time de futebol do Cipec originou-se da antiga equipe da Itacolomy. Para a preliminar de um jogo do Frigorífico, foi convidado o Itacolomy para enfrentar um combinado “Anglo”, tendo sido sugerido no ofício convite que o clube se apresentasse com o nome de “Cipec”.
Em 1945, o Campo do Frigorífico estava em reformas depois da “Grande enchente”, com isso o Frigorífico alugou o campo do extinto Itacolomy, para mandar os seus jogos. Esta decisão iria contribuir decisivamente para a fundação do Cipec. Além dos reparos que efetuou para a recuperação do campo desativado, as atividades esportivas ali realizadas pelo Frigorífico estimularam o ressurgimento do futebol entre os empregados da Cipec, inclusive emprestando material esportivo.
Essa contribuição seria reconhecida em 12 de junho de 1945 através do seguinte ofício do recém-fundado Cipec EC:

“Ilmos. srs. diretores e demais membros do Frigorífico A.C..

Prezados senhores.

Em nome da Diretoria do Cipec E.C. apresentamos primeiramente a Vv. SS. os nossos cumprimentos.
Por meio deste queremos deixar patenteado os nossos agradecimentos pela maneira gentil e atenciosa que Vv. SS. dispensaram, atendendo ao nosso apelo para nos emprestar as redes de meta desse grêmio, quando disputamos o nosso primeiro jogo oficial no último domingo (10).
Expressamos assim com o presente a nossa admiração perante essa diretoria, mormente na pessoa do snr. Hildebrando O. Guimarães, que tem sido um expoente de atenções para a diretoria deste clube.
Sem mais, servimo-nos do presente para solidificar os laços de amizade e união entre o Cipec e o Frigorífico, correspondendo dessa forma, para um futuro grandioso do esporte mendense.

De Vv. SS. Amos. Attos. Obgdo.
João Navajas Netto – Presidente.”

Com o ingresso do Cipec na Liga Desportiva de Barra do Piraí em 1946, o campeonato ganhou novo colorido e o futebol de Mendes, em particular, maior motivação. Fundado um ano antes, o Cipec criou uma grande rivalidade com o Frigorífico, que o Itacolomy, base do novo clube, não havia conseguido e que se estendeu até fora do futebol. Transformados em arqui-rivais, várias partidas entre ambos assinalaram recordes de público, de acordo com registros feitos pela LDBP na época. Para um autêntico torcedor poucas coisas podem ser tão sagradas como o respeito à rivalidade. Mas, no caso do Cipec, houve uma verdadeira “azulfobia”.
Grandes classicos entre as duas equipes já proporcionaram grandes alvoroços na cidade, onde disputavam o Campeonato Municipal.


Fontes:
– Arquivo pessoal
– Livro do Frigorífico A.C.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 20. Diogo Henrique, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “História e escudo: CIPEC de Mendes (RJ)

  1. Fernando Ricardo

    Verdade ! Talvez a pessoa que criou o Escudo, tinha em mente o objetivo de modernizar o mesmo. Assim como fizeram Atletico PR. E Coritiba.Mas na minha opinião o antigo ainda é mais bonito…

  2. Diogo Henrique

    Bom dia a todos…
    Então Lelo, o 1º de Maio é um problema né, apesar de ser muito próximo a Mendes, ainda não consegui fontes que me apresente seu escudo. Em sei estádio, mesmo com uma aparente pintura nova, não consegui identificar nada que pudesse sanar esta nossa dúvida. Apenas que as cores são azul celeste e branco. Segue o link. http://goo.gl/maps/kbSYW

    Sobre o clube de Barra Mansa e de Angra dos Reis, estas duas cidades se encontram um pouco fora de mão e contatos com a minha. Porém toda descoberta que encontrar será compartilhada com os amigos do blog, pode ter certeza.
    O título do post ja foi modificado com a opção sugerida…

    Abraços

  3. Antonio Mario Ielo

    Diogo, Sergio, Roberto e amigos,

    Excelente artigo, estimulado pela publicação do artigo e pesquisa do Roberto Saraiva, feita no Google Maps, que se torno um bom instrumento de pesquisa, observando as fachadas e muros dos estádios e campos das cidades pesquisadas.
    Este episodio de correção do escudo, nos alerta, considerando que a reprodução dos pintores, mau orientados pelas atuais diretorias dos clubes, reproduz o escudo errado ou distorcido. Isto também acontece em livros e jornais, quando os responsaveis não tem a preocupação necessaria.
    Mas, apesar da possibilidade de erros, as imagens do google maps é uma boa referencia de pesquisa, como os livros e jornais. Porisso é sempre importante a fonte da informação e da imagem, para ser contestada para aprimoramento ou correção, quuando houver dados melhores para tal.

    Apenas para complementação, na época da fundação do CIPEC (1945), a cidade de Mendes pertencia ao municipio de Barra do Piraí, que se emancipará politicamente em 1952.

    Aproveitando a localização do Diogo, se for possivel, estou procurando os escudos dos seguintes clubes que disputaram o antigo campeonato fluminense da região:
    1° de Maio Futebol Clube, do distrito de Santanésia de Piraí,que fundiu-se com o clube Jabaquara FC originando o CIP – C. Industrial de Piraí.
    – Esporte Clube Irapuru, de Barra Mansa, que talvez seja o clube dos funcionarios do Frigorífico Irapuru da Vila Ursulino.
    – Esporte Clube Perinas, de Angra dos Reis, que talvez seja o clube dos funcionarios da Cia Perinas de Sal.

    Parabens aos membros que participaram deste trabalho, e apenas como sugestão, dado ao excelente artigo, que mudasse o titulo do artigo para: “História e escudo do CIPEC de Mendes-RJ”, pois muitos iram pesquisar este belo artigo.

    Abs.

    Ielo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *