Os inconstantes times de prefeituras

O que clubes sem tradição e dependentes de Prefeitura costumam fazer :

1-Rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga Futebol Clube está com os dias contados. Pelo menos com esse nome. O clube está de mudança pronta para a cidade de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A mudança oficial deverá ser anunciada no próximo dia 24 pelo presidente do Itair Machado. A expectativa é de que o Betim Futebol Clube comece as atividades no início de janeiro.  Pouco antes da Série B iniciar, o Ipatinga recebeu uma péssima notícia, que atrapalhou muito o planejamento. A prefeitura da cidade e a Usiminas, que eram seus principais patrocinadores, rescindiram o contrato em abril.

2-Além do Ipatinga, o Boa Esporte também poderá mudar de cidade novamente. Hoje, com sede em Varginha, no sul de Minas, o antigo Ituiutaba não tem garantias sobre a permanência para 2013. A incerteza se dá pela troca de prefeitos no início da próxima temporada. O contrato do Boa Esporte com a cidade de Varginha vai até o fim de 2013. Ituiutaba, sede original do Boa, tem intenção do retorno da equipe, porém, um novo estádio ainda está em fase de construção.

3-Se Varginha perder o Boa Esporte, por outro lado, o sul de Minas deverá ganhar o Nacional de Nova Serrana. Por motivo parecido ao do Ipatinga, o caçula da primeira divisão do Campeonato Mineiro está próximo de se tornar itinerante. Pouso Alegre é a favorita. A saída de Nova Serrana é certa, falta definir o destino. Quem da mais?

Um comentário em “Os inconstantes times de prefeituras

  1. Antonio Mario Ielo

    Ricardo e amigos,

    Infelizmente, por conseguencia da Lei “Pele-Zico”, transformaram a base do futebol em um “grande negocio”, tirando dos clubes formadores o “lucro” do sucesso do trabalho, que seria aplicado no proprio clube, que por lei, não se pode retirar o “lucro”.
    Assim, empresários detem os passes dos jogadores “negociados” ainda criança, e os clubes, que são associações sem fins lucrativos, detem o amor do torcedor.
    Quando este “amor” é por questões geograficas, incluindo o lazer em sua própria sede municipal, propicia aos “clubes empresas”, que não tem torcida, ou melhor consumidor, negociar “politicamente” o dinheiro público, em beneficio da auto promoção do “prefeito” contratante temporário, deixando a prioridade pública, além de saúde e educação, o investimento na base esportiva (infantil e juvenil).
    O que esta acontecendo no futebol, já vem acontecendo a muito anos nos outros esportes, que tem muita dificuldade de ter torcida permanente.
    Nós não precisavamos da Lei “Pele-Zico”, modelo Americano(Cosmos) e Japones (Kagima Anters).
    O que precisamos são Leis que incentivem as associaçães (clubes) que trabalham com a “base”, por periodo prolongado, e a elas garantir o lucro do sucesso do trabalho, que deverá ser aplicado na propria instituição, e é claro, que o MP investique estes prefeitos que não estão aplicando as verbas públicas corretamente.
    Todas as noticias de novos clubes profissionais com incentivo das prefeituras para disputarar os campeonatos em 2013 e as noticias de mudanças de sede devem ser vistas com caltela, pois muitas são promessas eleitorais, que poderão não acontecer, após o pleito definido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *