Jogo Histórico – Industrial Mineira x Flamengo (RJ)

Em 1925, o Industrial, chamado “Campeão do Centenário” por ter vencido o torneio de 1922, ano do centenário de Juiz de Fora, convidou o Flamengo para um amistoso em seu estádio, no bairro de Mariano Procópio. O resultado do amistoso foi heróico: uma vitória da equipe juizforana, algo extremamente raro àquela época para uma equipe mineira! Para se ter uma ideia, apenas na década de 30 o Atlético-MG foi vencer um rival da então capital do Brasil.

Foi uma das primeiras e talvez até A primeira vitória de um time mineiro sobre um grande clube carioca.

INDUSTRIAL MINEIRA 2×1 FLAMENGO
Local: Av. dos Andradas (Campo do Industrial), Juiz de Fora-MG
Data: 4 de outubro de 1925
Árbitro: Alcides Horta
INDUSTRIAL –  Mangueira; Jovelino, Ducca; Acyr, Alencar, Tatu; Bibi, Moraes, Lopes, Chiquinho, Lelé.
FLAMENGO – Batalha; Penaforte, Hélcio; Hermínio, Roberto, Moura; Newton, Candiota, Nonô, Vadinho, Agenor.
Gols: Moraes 16′, Nonô (2º T), Chiquinho (2º T)

4 pensou em “Jogo Histórico – Industrial Mineira x Flamengo (RJ)

  1. Vitor Dias Autor do post

    Walter,

    Aqui, pelo menos, o América ainda tem força, sobretudo política, que garantem cobertura constante da mídia, além dos gigantes rivais serem dois e não quatro como no Rio.

    Pelo que já pude perceber em meu incipiente período de pesquisas, o Mineirão foi o divisor de águas negativo para os outros times da região: descobriu-se, a partir dali, com a enorme popularidade e público dos times, que falar muito de Galo e Cruzeiro venderia muito mais. Foi o início do fim… até 65 ainda se publicavam coisas sobre outros times, sobretudo o Villa Nova. A década de 70 é um buraco quase negro. Está sendo muito difícil conseguir coisas pra fechar os Torneios Incentivo Mineiro daquela época.

  2. Walter Iris

    Vítor.
    A mídia carioca só fala de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
    Semana passada, estava pesquisado jogos do America em 1994. O Jornal dos Sports, que na época, ainda falava do America, chegou ficar quase 3 meses sem publicar nada a respeito do America. E o America estava em atividade.

  3. Vitor Dias Autor do post

    Walter,
    É curioso ver como a proximidade do Rio de Janeiro favorecia os clubes juizforanos no tocante a citações na mídia carioca. Hoje, isso é praticamente impensável…

    Abraços!

  4. Walter Iris

    Vitor.
    Em 09/08/1925, o America jogou com o Industrial Mineiro, vencendo por 4×3.
    A súmula está no jornal O Pharol, de 11/08/1925.
    Já tinha a súmula desse jogo copiada de um jornal carioca. Em compensão, nenhum jornal publicou a súmula do amistoso de 13/03/1921, Tupynambás 0-1 America, gol de Noel. Noel é o Manoel Curty, que fazia parte da delegação do America). Procurei em O Pharol, mas não tem o ano de 1921.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *