Neste sábado (03/10/2012), fiz um passeio até a Ilha de Paquetá (cerca de 1 hora de barca da cidade do Rio). Aproveitando o entretenimento, fui conhecer o Municipal Futebol Clube.
O modesto clube – que fica na Rua Adelaide Alambari, 85 – parece que congelou no tempo e segue sem nenhuma perspectiva de evolução. O Municipal F.C. foi Fundado no dia 13 de Junho de 1918, por Rodolpho Alves, Alfredo Ribeiro dos Santos, Job da Silva Rosa, José Ferreira e João Fernandes Hermidu.
A equipe Alvirrubra possui grande tradição no futebol amador do Rio de Janeiro e foi o campeão do 1º Torneio de Futebol Amador do Estado da Guanabara. Foi campeão duas vezes do antigo Departamento Autônomo, hoje chamado de Campeonato Amador, promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
O seu campo é conhecido como a Praça de Esportes Alfredo Ribeiro dos Santos, o popular Alfredo Brasil (capacidade para 500 pessoas), como homenagem dos moradores da ilha a esse antigo benemérito que durante muitos anos chefiou o Departamento de Conservação de Paquetá.
O primeiro time do Municipal F. C. tinha a seguinte formação: José Ferreira, João Fernandes Hermidu, e Minas ‘Crioulo’, Dipasso, Roque e Reginaldo, Alfredo, Moleque, Antonio Guimarães, José “das Águas” e Pituca.
O Municipal F.C. possui 2 títulos no Departamento Autônomo: 1967 (Série Deputado Jamil Amilden) e 1996; e um vice em 1968 (Série Deputado Sitorino James). O clube também possui uma conquista na competição nos Aspirantes em 1965 (Série Eudomílio Aleluia de Almeida).
Na base, o Municipal F.C. já faturou o caneco da categoria Juvenil (Grupo B) em 1977; e o vice em 1972 (Divisão Especial). Nos Juniores, o vice-campeonato do Departamento Autônomo, em 1997.
FOTOS e o Redesenho dos escudos e Uniforme: Sérgio Mello
FONTES: Wikipédia/ Sr. Virgilio Faria
Após 50 anos na vdd…Raul Rezende
Se algum, dos citados acima, ler o q escrevi, favor entrar em contato comigo pelo celular/zap: (21)- 97134-6884 para marcarmos um dia de encontro nessa ilha maravilhosa. Abraços Zanata/Raul
Saudades do Municipal de Paquetá onde joguei como “Infantil/Dente de Leite” no ano de 1972. Ficamos em 3⁰ lugar no campeonato do D.A. daquele ano, onde o Pavunense foi o campeão, Olaria vice-campeão, Municipal 3⁰ colocado e o Fluminense o 4⁰ colocado no quadrangular decisivo. Eu jogava com a camisa 8, meio campo e era conhecido pelo apelido de “Zanata”, à época meio campo do profissional do Fla e depois do Vasco. Depois desse ano fui jogar Futebol de Salão, hoje Futsal, com passagens pelo Vila Isabel, Flamengo, Atlântica Boavista, Bradesco e seleção brasileira, tornando-me Bi campeão mundial de clubes (Bradesco) e de seleções (Brasil). Já conhecido como o “Raul do Bradesco E.C.” Após 59 anos quero voltar ao Municipal para relembrar esses bons tempos de garoto e se possível encontrar alguna amigos daquela época, como Ivinho, Luciano, Mário Márcio, Guilherminho, entre outros.
Muitas lembranças do Clube Municipal de Paquetá, onde nos anos 80, meus três filhos e amigos, defendendo o time de juvenis da Abanerj venceram o time da casa pelo placar de 3 x 2!
Quanta amabilidade dos diretores da época, que nos receberam com muito amor e carinho!
Muitas saudades de todos, sem exceção!!!
Salve o Clube Municipal da nossa querida Ilha de Paquetá!!!
es