A história da Serie B Paraibana

O Campeonato Paraibano da Série B foi oficializado pela Federação Paraibana em 1992. Antes, contudo, a entidade já havia realizado algumas competições que garantia aos vencedores direito a disputar o Campeonato Paraibano da Série A, criando critérios de acesso para o Campeonato Suburbano da região de João Pessoa, através dos Campeonatos Paraibanos do Interior e finalmente na década de 90, com a profissionalização da extinta Copa Integração, berço para o desenvolvimento final da Série B estadual.

 Em 1990, a FPF decidiu criar a Copa Integração, a competição reunia clubes profissionais e amadores e tinha a finalidade de interiorizar o futebol na Paraíba. Pelo regulamento, a competição era dividida em duas fases. Na primeira fase as equipes profissionais e amadoras se enfrentavam apenas para somar pontos para a segunda fase.

 Os clubes profissionais apenas participavam como forma de qualificar a competição (atração), e entre os profissionais aquele que obtivesse melhor desempenho era declarado campeão da fase. Já na segunda fase, participavam apenas as equipes amadoras que eram divididas em grupos regionais e levavam para a fase os pontos obtidos na fase anterior.

 O sucesso da Copa entre as equipes amadoras levou a FPF em 1991, a beneficiar com duas vagas no campeonato profissional, duas equipes amadoras que se destacasse na segunda fase da Integração. O critério deu a segunda fase da Copa de 1991, ares de uma divisão de uma segunda divisão estadual.

 Em 1992, a FPF decidiu extinguir a Copa Integração e no seu lugar estabeleceu a criação oficial do Campeonato Paraibano da Série B. Na primeira edição apenas seis equipes puderam participar e o primeiro campeão foi o Atalaia Esporte Clube de Bananeiras que derrotou o selecionado de Monteiro que era representado pela Socremo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *