Futebol na antiga Iugoslávia

Composta por todos estes países hoje independentes (BÓSNIA-HERZEGOVINA, MACEDÔNIA, SÉRVIA, MONTENEGRO, CROÁCIA, ESLOVÊNIA) tinha um dos campeonatos mais disputados da Europa.
Hoje em dia isto se modificou e as guerras empobreceram muitos clubes tradicionais, além dos problemas político-religiosos que afetam diretamente o futebol, com campeonatos parando no meio, etc…
Mas onde e como estarão estes clubes?

ESTRELA VERMELHA (SÉRVIA) – maior de todos o CRVENA ZVEZDA, campeão europeu 1991, maior torcida, conhecido internacionalmente, hoje ainda domina com dificuldades o novo campeonato, mas caiu muito, está esquecido em nível continental.

PARTIZAN BEOGRADO (SÉRVIA) – tradicional rival do Estrela, outro papão de títulos, principalmente no final da década de 90, aproveitando-se da queda do maior rival, hoje esta em declínio também a nível continental apesar de dividir com o ESTRELA VERMELHA a hegemonia sérvia.

HAJDUK SPLIT (CROÁCIA) – tradição, sempre foi uma osso duro para os rivais de Beogrado, com a separação perdeu posto para o Dinamo Zagreb, mas ainda é o segundo maior da nova República Croata.

DINAMO ZAGREB(CROÁCIA) – outro grande, trocou de nome (Croatia) mas voltou a seu antigo nome que na época representava o exército e tinha suas glórias e grande influência, hoje tenta recuperar prestígio e domina o futebol croata.

VOJVODINA (SÉRVIA) – de clube mediano, passou a ser a terceira força iugoslava, melhorou com a mudança apesar que vêm caindo nesta últimas temporadas.

SARAJEVO (BÓSNIA) – clube mais tradicional bósnio, não tinha grande sucesso na antiga república, com a mudança viu seu posto de maior clube bósnio ameaçado por novos clubes,mas ainda é o mais tradicional,não ganha um título desde 1999.

ZELJEZNICAR (BÓSNIA) – clube mediano, que com a mudança passou a ser o grande rival do Sarajevo e tomou postura de clube grande. Grande rivalidade entre os dois clubes,está sendo mais feliz que o rival.

BORAC BANJA LUKA (BÓSNIA) – este sentiu muito, pois localizado em região de conflito, de clube tradicional hoje está num vai-e-vem subindo e descendo de divisão na Bósnia.

VELEZ MOSTAR(BÓSNIA) – clube pequeno na antiga república, hoje se tornou mediano,tem tradição.

VARDAR SKOPJE (MACEDÔNIA) – clube tradicional, que hoje é uma das potências da MACEDÔNIA.

OLIMPIA LJBLJANA(ESLOVÊNIA) – este a troca foi interessante no início, pois de clube pequeno se tornou a maior força eslovena, porém entrou em crise econômica e em 2006 foi rebaixado,mas deve subir novamente nesta temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *