A partir desta data vou publicar um material que me foi encaminhado pelo senhor Carlos Lopes Baia, que conta a história do futebol na Cidade de Ourinhos, no interior do Estado de São Paulo.
Toninho:
A maioria dos times de futebol não possuiam escudos. O Aurora por exemplo usava uma camiseta branca com um A estampado em sua frente. Em 1933 ele deixou de existir e seu campo de futebol foi vendido para o E.C. Operário. Na década de 70 foi desapropriado pela Prefeitura Municipal. Até 1942 os times existentes eram nomades ou seja realizavam amistosos com times de cidades vizinhas. Nesse ano Operário e Ourinhense passaram a disputar o campeonato amador estadual organizado pela F.P.F.
O Olimpico atual também não possui mais um time de futebol e seu escudo era o mesmo do E.C. Olimpico que existira na década de 40.
O C.A. Paulista era da Vila Odilon, sendo o sucessor da A.A. Paulista da Vila Margarida, que foi o primeiro campeão varzeano da cidade em 1949. O time foi formado pelos ferroviários em 1946 depois que a ferrovia São PauloxParaná foi incorporada a ferrovia Paraná-Santa Catarina e foi o sucessor do time da SPP sigla da ferrovia São Paulo-Paraná controlado pelos ingleses.
Na década de 50 surgiram outros times. A Mocidade Esportiva Bacanas foi um time organizado para realizar apenas um jogo contra o super campeão varzeano de 1950, o E.C. Vila São Luiz. O uniforme foi emprestado por outro time com esse nome da cidade de Chavantes. Não possuiam um escudo.
Na Vila Margarida o destaque foi o S.C. Corinthians antes conhecido como Guarani. Ainda existe outro S.C. Corinthians surgido na Vila Boa Esperança. Aliás aqui o destaque foi o time da A.A. Ouro Branco (homenagem ao algodão na região) pertencente a Sociedade Algodoeira do Nordeste – SANBRA.
Time tradicional também nessa época foi o da Fazenda Lageadinho.
Também da década de 50 tivemos o E.C. XV de Novembro, o Ceramica, o E.C. Vila Odilon, o E.C. Vila Musa.
O Maloca e E.C. Vila Margarida eram o mesmo time e não possuiam escudos.
O meu arquivo possui fotos da maioria dos times de futebol – mais de 150. Contudo, poucos apresentam escudos.
A A.A. Ourinhense foi formada por jogadores do C.A. Ourinhense que havia paralizado suas atividades até a conclusão da obra de sua sede social. Em 1963 formamos uma outra Associação Esportiva de Ourinhos que seria a campeã em 1964.
O arquivo todo já possiblitou pelos menos tres livros sobre o futebol na cidade que ainda não foram impressos.
Atenciosamente
Carlos Lopes Baia
Obrigado Rodrigo.
Aguarde que vem mais novidades. Esse primeiro artigo, que me foi encaminhado pelo Carlos Lopes, é apenas um preambulo do que vem pela frente.
São apenas algumas dúvidas que eu tinha e que pedi para que ele me eslarecesse.
Grande abraço
Toninho
Obrigado André.
Mas acredito que seria bom que você aguardasse o final das publicações. Essa, de hoje, foi apenas a primeira delas.
Abraços
Parabéns Toninho, e ao Carlos Lopes também, por esse artigo fantástico.
excelente, toninho. depois vou pesquisar em meus arquivos, pra ver se encontro mais data de fundação.
abs