Fonte: A Gazeta Esportiva
No dia 1º de junho de 1950, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira que se preparava para disputar a Copa do Mundo daquele ano, enfrentou os quadros do Bangu e do Flamengo, que foram convidados pela C.B.D.
CONTRA O BANGU
Primeiramente, o treinador Flávio Costa colocou em campo o considerado time principal, que usando camisetas azuis jogou com os banguenses. A equipe de Moça Bonita foi um adversário difícil para o selecionado “A” da CBD. Houve bastante luta, os jogadores correram e se empenharam ardorosamente, sendo bom o resultado da prática. Exibindo um futebol convincente, os rapazes selecionados abateram os adversários pela contagem de 3 x 1, sendo que na primeira fase registrou-se um placar de 1 x 1.
MARCADORES
Conquistaram tentos os seguintes jogadores: Chico, aos 13 minutos, com esplêndida virada. Ismael, aos 30 minutos, empatou para o Bangu. Na fase complementar, o oportunista Baltazar conquistou mais dois tentos para a seleção, aos 2 e aos 38 minutos. Os pontos conquistados pelo centro avante corintiano foram marcados em belo estilo, sendo que o segundo foi realmente excepcional, de vez que o jogador colocou com bastante classe a pelota no fundo das redes.
AS EQUIPES
A seleção “A” treinou assim constituída: Barbosa, Augusto e Juvenal (Nena); Eli, Danilo e Bigode (Alfredo); Maneca, Zizinho, Baltazar, Ademir (Jair) e Chico. BANGU: Luiz (Pedrinho), Rafagnelli (Mendonça) e Sula; Walter, Mirim (Elói) e Irani (Pinguela); Djalma, Menezes (De Paula), Simões (Calixto), Ismael (Joel) e Moacyr.
De um modo geral, todo quadro “A” esteve bem, notando-se apenas uma ligeira indecisão entre os zagueiros. Também o centro-médio Danilo não foi muito feliz, marcando mal o adversário. Entretanto, Barbosa, Alfredo e Eli estiveram bem, Augusto está progredindo e Alfredo foi melhor que Bigode. No ataque, todos apresentaram um bom futebol, sendo que Zizinho, Baltazar e Jair foram as figuras mais destacadas. É necessário frisar que a entrada de Jair, substituindo Ademir, melhorou bastante a linha de frente, pois o popular “Jajá” esteve em tarde magnífica.
A SELEÇÃO “B” ESMAGOU O FLAMENGO
O segundo treino do dia, entre o quadro “B” e o Flamengo, caracterizou-se por um amplo domínio do selecionado. A equipe do Flamengo atravessa uma fase desfavorável, o que levou a partida para um campo bastante fácil para a representação secundaria da CBD. A defesa e o ataque dos convocados agiram muito bem, devido talvez à fragilidade adversária. Verificou-se o placar de 6 x 1 a favor do selecionado, que ganhava no primeiro tempo por 4 x 1.
OS ARTILHEIROS
Hélio abriu a contagem para o Flamengo, mas o avante Pinga, aos 7 minutos, empatou e iniciou a série dos tentos dos “pupilos” de Flávio Costa. Ipojucan aos 12, Pinga aos 20 e 29 minutos estabeleceram 4 x 1 no primeiro tempo. Jair e Rodrigues, respectivamente aos 12 e aos 17 minutos, completaram o marcador na fase final 6 x 1.
OS QUADROS
A equipe “B” entrou em campo com a seguinte constituição: Castilho, Nilton Santos e Mauro; Bauer, Rui (Brandãozinho) e Noronha; Friaça, Ipojucan (Pinga), Adãozinho, Pinga (Jair) e Rodrigues. Flamengo: Claudio, Osvaldo (Gago) e Jair; Biguá, Bria e Valter; Aloísio, Arlindo (Quiba), Hélio, Lero e Esquerdinha.
OS MELHORES
Como tivemos oportunidade de frisar, todos os elementos do quadro agiram de modo satisfatório. O zagueiro Mauro realizou na tarde de hoje seu melhor treino, conseguindo impressionar bastante. O jovem paulista não apresentou uma falha sequer. A intermediaria esteve num mesmo plano bom, e na linha Adãozinho, Pinga e novamente Jair foram figuras máximas, bem auxiliados pelos pontas Friaça e Rodrigues.