O Carapebus Esporte Clube é uma agremiação do Município de Carapebus (RJ). O clube foi Fundado no dia 03 de Setembro de 1957. A sua Sede fica localizado na Rua Manoel Francisco Pinto, s/n – Centro.
Após o Tricampeão da Liga Macaense (1987, 1988 e 1989), o Carapebus resolveu se aventurar no futebol profissional. Então, no ano seguinte debutava no Campeonato Estadual da Série C de 1990. Contudo, acabou terminando na 6ª posição na sua chave e não conseguiu se classificar para a fase seguinte.
Em 1991, passou para a Segunda Divisão, porque o verdadeiro módulo II virara Grupo “B” da Primeira Divisão. Portanto, várias agremiações foram deslocadas para a Segunda Divisão. Ficou na quinta colocação em seu grupo, não alcançando a fase final.
Em 1992, foi sétimo lugar na sua chave, não prosseguindo na competição. No ano seguinte, repetiu a campanha de 1992, apenas quinto na sua chave. Em 1994, é apenas o último no seu grupo, a posição de nono colocado.
A partir de 1995, o clube se licencia das competições profissionais promovidas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e passa a jogar os campeonatos da Liga Carapebuense de Desportos. Seu estádio, o Antônio Gomes Viana, nome que homenageia um ex-presidente do clube, foi totalmente reformado em 2007. O novo espaço passou a ser mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Graças a um convênio firmado com o poder público, ele ganhou alambrado, iluminação, vestiários e novos banheiros. Sua inauguração aconteceu no dia 11 de agosto de 2007.
IMPORTANTE – O Carapebus Esporte Clube não deve ser confundido com a Associação Atlética Carapebus, clube-empresa fundado a 12 de abril de 2006, que disputou a o Campeonato Carioca da Série B de 2012.
CURIOSIDADE –Localizado no Norte Fluminense, o Município de Carapebus possui uma população 13.697 habitantes fica a 210 km da capital do Rio. O significado do nome (tupi) é “Água de Carapeba (Moharra rhombea), através da junção dos termos aka’ra (acará), peb (“achatado”) e ‘y (“água, rio”).
FONTE: Wikipédia
Colaborou: Leonardo Silva de Souza