Carapebus Esporte Clube – Carapebus (RJ)

O Carapebus Esporte Clube é uma agremiação do Município de Carapebus (RJ). O clube foi Fundado no dia 03 de Setembro de 1957. A sua Sede fica localizado na Rua Manoel Francisco Pinto, s/n – Centro.

Após o Tricampeão da Liga Macaense (1987, 1988 e 1989), o Carapebus resolveu se aventurar no futebol profissional. Então, no ano seguinte debutava no Campeonato Estadual da Série C de 1990. Contudo, acabou terminando na 6ª posição na sua chave e não conseguiu se classificar para a fase seguinte.

Em 1991, passou para a Segunda Divisão, porque o verdadeiro módulo II virara Grupo “B” da Primeira Divisão. Portanto, várias agremiações foram deslocadas para a Segunda Divisão. Ficou na quinta colocação em seu grupo, não alcançando a fase final.

Em 1992, foi sétimo lugar na sua chave, não prosseguindo na competição. No ano seguinte, repetiu a campanha de 1992, apenas quinto na sua chave. Em 1994, é apenas o último no seu grupo, a posição de nono colocado.

A partir de 1995, o clube se licencia das competições profissionais promovidas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e passa a jogar os campeonatos da Liga Carapebuense de Desportos. Seu estádio, o Antônio Gomes Viana, nome que homenageia um ex-presidente do clube, foi totalmente reformado em 2007. O novo espaço passou a ser mantido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Graças a um convênio firmado com o poder público, ele ganhou alambrado, iluminação, vestiários e novos banheiros. Sua inauguração aconteceu no dia 11 de agosto de 2007.

 IMPORTANTE – O Carapebus Esporte Clube não deve ser confundido com a Associação Atlética Carapebus, clube-empresa fundado a 12 de abril de 2006, que disputou a o Campeonato Carioca da Série B de 2012.

 CURIOSIDADE –Localizado no Norte Fluminense, o Município de Carapebus possui uma população 13.697 habitantes fica a 210 km da capital do Rio. O significado do nome (tupi) é “Água de Carapeba (Moharra rhombea), através da junção dos termos aka’ra (acará), peb (“achatado”) e ‘y (“água, rio”).

 

FONTE: Wikipédia

Colaborou: Leonardo Silva de Souza

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *