Clube novo no pedaço: Curicica A.C. – Capital (RJ)

 

 Mal o Campeonato Carioca da Série C terminou já tem time novo para disputar a competição de 2013. Na verdade… Novo, novo não é. Digamos um clube recauchutado. Trata-se do Curicica Atlético Clube, antigo Esporte Clube Marinho. O ‘Escorpião da Zona Oeste’ foi Fundado no dia 18 de setembro de 2007, o Curicica fica localizado no Bairro de Curicica, da cidade do Rio (RJ).  

Uniforme para 2013

Daí a explicação da mudança de nome, com intuito de homenagear o bairro que lhe abriga. Outra razão pela troca da nomenclatura se deve a saída do antigo presidente Marcello Marinho, principal investidor da agremiação, que será de agora em diante dirigida por Alan Cobbett, ex-atleta do Vasco da Gama, que ocupava o cargo de vice-presidente.

O novo mandatário reiterou que apesar do clube se encontrar suspenso das atividades futebolísticas no ano que vem, por conta de um pedido de licença fora do prazo, o retorno em 2013 será com força total. Esse ano o clube sublocou as instalações do estádio Eustáquio Marques para o Yasmin promover o mando de seus jogos.

 História do clube

Surge em 2007 por meio de um projeto do ex-jogador Alan Cobbett e do médico Marcelo Marinho de criar no Rio de Janeiro, no bairro de Curicica, uma referência para o aprimoramento da prática do futebol, objetivando a criação de atletas do infantil ao profissional.

 Contudo, desde 2002, um ex-atleta de futebol chamado Alan Cobbett e um vendedor da Johnson & Johnson já almejavam desenvolver um espaço para a prática de futebol no bairro no qual cresceram. A empreitada foi então iniciada numa manhã de quinta-feira, na Colônia Juliano Moreira, em um campo com dimensão de 60x40m, local no qual houve a convocação de jovens com o intuito de formar um time para enfrentar os clubes do Rio de Janeiro. Iniciou-se, então, o WA (Wílson e Alan). Wilson ficou responsável pelo treinamento dos meninos e Cobbett com a administração.

 Em 2005, o abastado médico Marcelo Marinho, o qual viria a ser o presidente, se juntou a ambos e juntos estruturam e criaram o Esporte Clube Marinho. O time então se filiou à FFERJ, em janeiro de 2009 e, em maio, no meio do campeonato Estadual da categoria de juniores, quando então liderava, viajou para a Europa para excursionar, enfrentando times de grande porte do continente.

 Após jogos contra o KSC Lokeren, RSC Anderlecht, PSV e AFC Ajax, a viagem foi coroada com uma vitória sobre o SC Heerenveen, então campeão sub-17 holandês, por 3 a 2.

 O clube estreou na categoria de juniores no Campeonato Estadual da Terceira Divisão em 2009, além de disputar a categoria profissional, à qual não conseguiu passar da primeira fase, ao ficar em último na chave liderada pelo Clube Atlético Castelo Branco que contou com os demais classificados Heliópolis Atlético Clube e Rubro Social Esporte Clube. O Clube de Futebol Rio de Janeiro também foi eliminado.

 Manda seus jogos no Estádio Eustáquio Marques, com capacidade para 2 mil pessoas, em Curicica. Em 2011, por abandonar a competição com a tabela já montada, foi suspenso por dois anos do futebol profissional. Marcelo Marinho deixou a liderança da agremiação que passou a ser ocupada por Alan Cobbett.

 

 FONTES: Wikipédia / André Luiz Pereira Nunes

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *