O FUTEBOL NA LAPA-PR

Na Lapa, até onde se tem registro, havia na época dois times, o Lapa Foot Ball Club, uma equipe composta por elitistas da cidade, e o Operário, time formado por trabalhadores e negros que praticavam o esporte no município.

Com a popularização do futebol pelo mundo e o começo de uma nova mentalidade, as duas equipes resolveram fazer uma fusão e então, no dia 21 de abril de 1938, formaram um clube mais forte e democrático, o União Esporte Clube.

O nome do clube representa a fusão entre os times e a tendência que o futebol seguia para se tornar cada vez mais um esporte do povo. A primeira diretoria do União Esporte Clube tinha como presidente Miguel Muzzilli, e desde então o Clube é um dos patrimônios da Lapa e mantém uma história de 74 anos de atividades ininterruptas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logo em 1938, com o apoio da prefeitura da Lapa, o União recebeu através de um decreto municipal o terreno na Rua Barão do Rio Branco, 975, onde hoje está localizado o estádio do clube. Em uma área nobre do centro da cidade, o Estádio que hoje se chama Darcy Borges da Silveira, mede 100m x 62m, medidas oficiais de um campo de futebol profissional.

 

O Esporte Clube Avaí, da Cidade da Lapa, foi fundado no dia 15 de dezembro de 1949, e também é conhecido como o “O Menino Travesso” do Município.

O seu Estádio chama-se Pedro Magalhães, e suas cores são o vermelho, verde e branco.

O Clube tem um passado e uma história de glórias, é detentor de muitos títulos em várias categorias, nos campeonatos promovidos pela Liga Local e também em nível Estadual.

 

 

 

 

 

 

http://www.tribunaregionaldalapa.com.br

http://www.parana-online.com.br

googlemaps

 

 

4 pensou em “O FUTEBOL NA LAPA-PR

  1. Rodrigo Santana

    André. esse Operário é de Morretes. O Lapa FBC deve ser muito mais antigo, pois andei pesquisando em jornais antigos e encontrei o mesmo mencionado em uma edição do Jorna A República de 1915/16.

  2. Andre Martins

    assim q eu encontrar, eu posto sim. o escudo se parece cm o do são paulo, nas cores preto, branco e vermelho.

    quanto ao lapa FBC,eu desconheço. tenho somente a fundação do Lapa EC, que segundo o meu catalogo, é de 1967.

  3. Andre Martins

    excelente, cicero.

    na lapa, so pra complementar, ainda existem esses times: bosch E.C.,que, se nao me engano, ja foi profissional; E.C. Canarinho; Botafogo FC, do Feixo; Colorado Lapeano EC; América FC, do Nucleo Leitero da Lapa; C.A. Aliança.

    Quanto ao Operario, devo ter seu escudo em meus arquivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *