O XV de Araruama Futebol e Regatas é uma agremiação da cidade de Araruama, na Região dos Lagos (RJ). O clube Alvianil foi Fundado na segunda-feira, do dia 15 de novembro de 1954. A equipe manda os seus jogos no seu Estádio Hermínio Muritano da Rocha, com capacidade para 3 mil pessoas.
O clube nasceu em meados dos anos 50, com o nome de Associação Esportiva XV de Novembro. Depois de participar durante anos o campeonato citadino amador, a equipe decidiu tentar a sorte no futebol profissional. Assim, a sua estreia aconteceu há 30 anos, quando disputou o Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 1982.
Além desse ano, o clube araruamense disputou a Terceirona em 1983, 1985, 1986, 1987 e 1988. Em 1991, participou da Segunda Divisão, que na verdade era a Terceirona, uma vez que a verdadeira Segundona virara ‘Módulo B’ da Primeira.
A sua última participação aconteceu em 1996, quando disputou o Carioca da Quarta Divisão, vencendo o 1º turno. Contudo, desistiu de disputar a final contra o Vera Cruz Futebol Clube, de Angra dos Reis, que se sagrou o campeão.
Em 2003, até ameaçou disputar o Campeonato Carioca da Série C, porém, abandonou com a tabela já montada. Seus jogos foram anulados. Em 2005, ameaça disputar, mas por falta de recursos, não consegue levar adiante o plano.
Em 2006, cedeu a sua vaga de filiado na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) ao Guanabara Esporte Clube, um clube-empresa formado em 2004, que em 2005 arrematara em leilão a antiga praça de esportes do Rubro Social Esporte Clube, o Estádio Mário Castanho (atualmente, se chama: Arena Guanabara).
Muitos passaram a acreditar que o XV de Novembro se tornara o Guanabara, ou que havia mudado de nome, mas apenas cedeu o seu direito como filiado na Federação, podendo voltar ao profissionalismo quando desejar, mas tendo que requerer uma nova filiação. Recentemente, o clube mudou de nome, passando a se chamar: XV de Araruama Futebol e Regatas.
FONTES:Wikipédia / André Luís Pereira Nunes
Na verdade o estádio do XV hoje chama-se Hermínio Muritano da Rocha.
Rodrigo,
Para simplificar, um bom exemplo seria o carro. O XV comprou o carro e depois vendeu o mesmo para o Guanabara.
Agora se o clube quiser disputar o campeonato da Terceira Divisão precisa “comprar outro carro”. Rs
Mas acho pouco provavel que o clube retorne. Afinal, a Prefeitura de Araruama patrocina o Rubro. Sem o apoio da prefeitura local acho pouco provável o retorno do XV de Araruama.
Abração
Dúvida: A A.E. XV de Araruama vendeu seu direito federativo para o Guanabara, então o Guanabara está usando o registro do XV?
Esse novo XV, para a Federação, será um novo clube?