O ESPORTE EM RIO POMBA

Rio Pomba, localizada na Zona da Mata Mineira, possui aproximadamente 20 mil habitantes, e é uma importante cidade no cenário esportivo regional.
Em 1901 foi realizada, em Niterói, a primeira partida de futebol no Brasil. Quinze anos depois, em 1916, era fundado o América Atlético Clube, o primeiro time da cidade, criado para desafiar e enfrentar os esquadrões de outras localidades. Seus fundadores foram os seguintes desportistas:
Luiz Caldoncelli, Péricles de Queiroz, José Alvim, José Moraes, Joaquim Mesquita, José Cunha, João Santiago, José Bento Salgado, José de Lucas, Armando Lobo e Aristides Malfitano.
O Pombense Sport Club, fundado em 1924, teve sua origem de modo inusitado: foi criado a partir de alguns jogadores americanos que deviam ao Hotel de D. Deolinda uma quantia correspondente à diária de um time visitante. Como não pagaram aquela divida, o América teve seu crédito cortado junto à propietária do hotel.
Meses depois, necessitando de alojar outra delegação convidada, alegaram para D. Deolinda que o time local era outro, e inventaram um nome, um tal de Pombense. Ela acreditou e os americanos ganharam novo crédito.
A criação deste Pombense foi por conveniência. No entanto, nesta mesma época, o Dr. José Marinho Saraiva já havia fundado o Ideal FootBall Club e foi a partir deste time, isto sim, é que surgiu o verdadeiro Pombense Sport Club.
Dois entusiastas desportistas da época, o Dr. Fausto de Freitas e o popular José Felizolla, ajudaram na organização de vários clubes da cidade.
Em meados da década de 20, existiam em Rio Pomba três times:
América Atlético Club, Pombense Sport Club (ex-Ideal) e o Progresso Football Club, fundado pela família Trindade. Os três campos localizavam-se no prolongamento da Avenida Dr. José Neves, após o Grupo Escolar.
Em 1928, o Pombense inaugurou o atual Estádio Emílio Ribeiro(*) com uma partida dramática contra o União de Piraúba. O Pombense jogou e perdeu de dois a zero, com a seguinte equipe: Adinho, Pedro Arrighi, Pedro A. Caiafa, Zezinho Saraiva, José de Lima, Pascoal Caiafa, Gastão Soares, Lilita, José Silveira, José de Matos e Alberto Mendonça.
Na década de 30, o América voltou a todo vapor, construindo um
importante estádio com arquibancadas de cimento, uma novidade para a época.
No início da década de 40, interrompeu suas atividades desportivas por haver cedido, patrioticamente, o terreno de seu estádio para a construção da Fábrica de Tecidos São Roque. Novamente, no final da década de 50, graças aos esforços de seus abnegados sócios, o América construiu outro campo.
Em 1975, tendo à frente a simpática figura do desportista e cidadão Dr. José Reis, iniciou-se a construção de uma monumental Praça de Esportes coberta, tendo como objetivo a prática de esportes menores como o futsal, basquete, voleibol e outros.
O Clube Recreativo Caiçaras é outra praça de esportes de real valor na preparação da educação física e moral da juventude rio-pombense.
Foi construída, em 1955, pelo Governo do Estado, e vem promovendo jogos, torneios e competições entre os nossos rapazes e moças, que se dedicam à prática de natação, basquete, voleibol e atletismo.
Todos os anos, no mês de julho, são realizados, nestas duas praças de esportes, os espetaculares jogos olímpicos de nossa juventude, o famoso TORNEIO DE FÉRIAS.
Em 2009, após vários anos sem ocorrer, aconteceu pela Copa Panorama de Futebol, o famoso encontro Pombense x América, desfigurados pelos muitos reforços fazendo com que a rivalidade local fosse esfriada o Pombense venceu as duas partidas 3 a 1, no Estádio Dr. Henrique Dias Filho pertencente ao América e 2 a 0 no seu Estádio Emídio Ribeiro.
Em 2010 já está confirmada a presença do Pombense na Copa Panorama de Futebol, competição mais importante de futebol da Zona da Mata Mineira, restando saber agora se o América disputará tal competição.

025[2]

Pombense: refroçado por jogadores profisisonais muito conhecidos em Minas Gerais tais como o goleiro Alan Faria (Vila Nova-MG), o atacante Fabrício Carvalho (ex- Portuguesa, São Caetano e Vasco), o lateral – diretio Neném (ex- Palmeiras, Botafogo e Cardoso Moreira) e do Tupi de Juiz de Fora (Michel: lateral – esquerdo, Léo Salino: Volante, Júnior Negão: volante e Allan: atacante).

DIA 03 DE MAIO, TORCEDOR DO AMERICA SOFREU!!! 014[5]

América: apenas com jogadores de destaque regional, não foi páreo ao poderoso esuqdrão do Pombense.

Fonte:
Santiago, Sinval – “Município de Rio Pomba, Síntese Histórica”,Páginas 433-434, Ed. Imprensa Oficial, Belo Horizonte,1991.
Atualizado Por Leonardo Andrade 2010.

Um comentário em “O ESPORTE EM RIO POMBA

  1. Andre Martins

    Existem tambem na cidade esses times,vc poderia nos ajudar com informações?

    -CASTELO ESPORTE CLUBE
    -JUVENTUDE ESPORTE CLUBE
    -SPORTE CLUBE CANTO DO RIO
    -OPERÁRIO ESPORTE CLUBE
    -ATALANTA F.C.
    -BOA ESPERANÇA F.C.
    -CRUZEIRO E.C.
    -AMIGOS DO COPO
    -CANECÃO FC

    Tambem estou tentando contato com a prefeitura da cidade e comunidades no orkut.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *