Rio Pomba, localizada na Zona da Mata Mineira, possui aproximadamente 20 mil habitantes, e é uma importante cidade no cenário esportivo regional.
Em 1901 foi realizada, em Niterói, a primeira partida de futebol no Brasil. Quinze anos depois, em 1916, era fundado o América Atlético Clube, o primeiro time da cidade, criado para desafiar e enfrentar os esquadrões de outras localidades. Seus fundadores foram os seguintes desportistas:
Luiz Caldoncelli, Péricles de Queiroz, José Alvim, José Moraes, Joaquim Mesquita, José Cunha, João Santiago, José Bento Salgado, José de Lucas, Armando Lobo e Aristides Malfitano.
O Pombense Sport Club, fundado em 1924, teve sua origem de modo inusitado: foi criado a partir de alguns jogadores americanos que deviam ao Hotel de D. Deolinda uma quantia correspondente à diária de um time visitante. Como não pagaram aquela divida, o América teve seu crédito cortado junto à propietária do hotel.
Meses depois, necessitando de alojar outra delegação convidada, alegaram para D. Deolinda que o time local era outro, e inventaram um nome, um tal de Pombense. Ela acreditou e os americanos ganharam novo crédito.
A criação deste Pombense foi por conveniência. No entanto, nesta mesma época, o Dr. José Marinho Saraiva já havia fundado o Ideal FootBall Club e foi a partir deste time, isto sim, é que surgiu o verdadeiro Pombense Sport Club.
Dois entusiastas desportistas da época, o Dr. Fausto de Freitas e o popular José Felizolla, ajudaram na organização de vários clubes da cidade.
Em meados da década de 20, existiam em Rio Pomba três times:
América Atlético Club, Pombense Sport Club (ex-Ideal) e o Progresso Football Club, fundado pela família Trindade. Os três campos localizavam-se no prolongamento da Avenida Dr. José Neves, após o Grupo Escolar.
Em 1928, o Pombense inaugurou o atual Estádio Emílio Ribeiro(*) com uma partida dramática contra o União de Piraúba. O Pombense jogou e perdeu de dois a zero, com a seguinte equipe: Adinho, Pedro Arrighi, Pedro A. Caiafa, Zezinho Saraiva, José de Lima, Pascoal Caiafa, Gastão Soares, Lilita, José Silveira, José de Matos e Alberto Mendonça.
Na década de 30, o América voltou a todo vapor, construindo um
importante estádio com arquibancadas de cimento, uma novidade para a época.
No início da década de 40, interrompeu suas atividades desportivas por haver cedido, patrioticamente, o terreno de seu estádio para a construção da Fábrica de Tecidos São Roque. Novamente, no final da década de 50, graças aos esforços de seus abnegados sócios, o América construiu outro campo.
Em 1975, tendo à frente a simpática figura do desportista e cidadão Dr. José Reis, iniciou-se a construção de uma monumental Praça de Esportes coberta, tendo como objetivo a prática de esportes menores como o futsal, basquete, voleibol e outros.
O Clube Recreativo Caiçaras é outra praça de esportes de real valor na preparação da educação física e moral da juventude rio-pombense.
Foi construída, em 1955, pelo Governo do Estado, e vem promovendo jogos, torneios e competições entre os nossos rapazes e moças, que se dedicam à prática de natação, basquete, voleibol e atletismo.
Todos os anos, no mês de julho, são realizados, nestas duas praças de esportes, os espetaculares jogos olímpicos de nossa juventude, o famoso TORNEIO DE FÉRIAS.
Em 2009, após vários anos sem ocorrer, aconteceu pela Copa Panorama de Futebol, o famoso encontro Pombense x América, desfigurados pelos muitos reforços fazendo com que a rivalidade local fosse esfriada o Pombense venceu as duas partidas 3 a 1, no Estádio Dr. Henrique Dias Filho pertencente ao América e 2 a 0 no seu Estádio Emídio Ribeiro.
Em 2010 já está confirmada a presença do Pombense na Copa Panorama de Futebol, competição mais importante de futebol da Zona da Mata Mineira, restando saber agora se o América disputará tal competição.
Pombense: refroçado por jogadores profisisonais muito conhecidos em Minas Gerais tais como o goleiro Alan Faria (Vila Nova-MG), o atacante Fabrício Carvalho (ex- Portuguesa, São Caetano e Vasco), o lateral – diretio Neném (ex- Palmeiras, Botafogo e Cardoso Moreira) e do Tupi de Juiz de Fora (Michel: lateral – esquerdo, Léo Salino: Volante, Júnior Negão: volante e Allan: atacante).
América: apenas com jogadores de destaque regional, não foi páreo ao poderoso esuqdrão do Pombense.
Fonte:
Santiago, Sinval – “Município de Rio Pomba, Síntese Histórica”,Páginas 433-434, Ed. Imprensa Oficial, Belo Horizonte,1991.
Atualizado Por Leonardo Andrade 2010.
Existem tambem na cidade esses times,vc poderia nos ajudar com informações?
-CASTELO ESPORTE CLUBE
-JUVENTUDE ESPORTE CLUBE
-SPORTE CLUBE CANTO DO RIO
-OPERÁRIO ESPORTE CLUBE
-ATALANTA F.C.
-BOA ESPERANÇA F.C.
-CRUZEIRO E.C.
-AMIGOS DO COPO
-CANECÃO FC
Tambem estou tentando contato com a prefeitura da cidade e comunidades no orkut.