Guaratinguetá Futebol Clube – Guaratinguetá (SP)

 

 O Guaratinguetá Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Guaratinguetá (SP). Fundado na quinta-feira, do dia 1º de outubro de 1998, como Guaratinguetá Esporte Clube, a sua Sede ficava na Praça Mário Ceciliano Monteiro dos Santos, s/n – no Bairro Vila Paraíba.

 O clube disputou sua primeira competição profissional em 2000 na Quinta Divisão, que foi extinta, e terminou na quinta colocação, não conseguindo subir de divisão.

Já em 2001, quando tinha no elenco Marcinho Guerreiro (jogador que ficaria conhecido em 2004 jogando pelo Palmeiras), a equipe terminou na terceira posição e subiu para o Campeonato Paulista – Série B1.

Logo em sua estreia em 2002, a agremiação terminou como vice-campeã, conseguindo assim, o acesso para a Série A3. No ano seguinte, o time disputa o Campeonato Paulista Série A3 e não passa da primeira fase

Guaratinguetá Esporte Clube

Em 2004, chega ao clube o empresário Sony Douer, da empresa Sony Sports para gerenciar o futebol no clube ao lado do presidente Carlos Arini (Carlito), e o Guaratinguetá Esporte Clube muda o nome para Guaratinguetá Futebol Ltda.

 Assim, o time terminou o campeonato na terceira colocação e conseguiu o acesso para o Campeonato Paulista – Série A2 de 2005. Em sua estreia na Série A2 daquele ano, o time terminou na 17ª colocação e, por pouco, não foi rebaixado.

Já em 2006, veio a redenção: o Guará mantém a regularidade até o fim e, com um empate por 1×1 contra o Barueri jogando fora de casa, termina o campeonato na quarta posição e consegue o acesso para a elite do futebol paulista.

Em 2007, disputa pela primeira vez a Primeira Divisão (ou Série A-1) do Campeonato Paulista de Futebol, tentando alcançar os feitos da Associação Esportiva Guaratinguetá, extinto clube da cidade. Logo em sua estreia na Série A1 em 2007, o time consegue o título de Campeão do Interior contra o Noroeste jogando em Bauru.

Em 2008, feito ainda maior: o clube tem a melhor campanha na primeira fase comandado pelo camisa 10 Michael e consegue a classificação para as semifinais do campeonato estadual e a vaga na Copa do Brasil de 2009. Na semifinal, a equipe enfrenta a Ponte Preta e é eliminada após perder as duas partidas (1×0 fora, e 2×1 em casa).

Depois, ainda em 2008, o time participa pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Série C. Mesmo não jogando em seu estádio (no qual o gramado estava sendo reformado), faz uma boa campanha e termina na nona colocação de 64 equipes participantes, não conseguindo o acesso, porém com vaga garantida na série C do ano seguinte, que seria disputada por 20 clubes.

Em 2009, o Guará vai mal no Campeonato Paulista e termina o certame na 17ª posição, sendo assim, rebaixado para a segunda divisão. Na Copa do Brasil, o time passa pelo Caxias vencendo por 2×0 em casa, e perdendo de 2×1 fora. Depois, pega o Atlético Mineiro e empata em casa por 2×2 e perde por 2×0 fora, sendo assim, eliminado da competição.

Contudo, no Campeonato Brasileiro da Série C, veio a redenção: o time venceu todas as partidas no Ninho da Garça na primeira fase e foi enfrentar novamente a Caxias para decidir vaga na Série B. Com uma vitória em casa por 2×0 e empatando fora por 1×1 (com gol do lateral-esquerdo Edu Pina) no dia 16 de agosto de 2009, a equipe conseguiu o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B de 2010.

Na semifinal, o time enfrentou o América Mineiro, com uma vitória em casa por 2×1 e uma derrota fora pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis e o time foi eliminado. Mas, a vaga na Série B já estava garantida.

No dia 30 de setembro de 2009, o presidente Carlos Arini deixa o clube e dá lugar ao até então diretor de futebol Eduardo Ferreira na presidência do Guará.

No dia 25 de abril de 2010, o time vence o União São João de Araras no Estádio Dario Rodrigues Leite por 4×1, em jogo válido pela série A2 do campeonato Paulista, e consegue o acesso de volta à série A1 do Campeonato Paulista de 2011.

Em 2010, disputou o Campeonato Brasileiro – Série B devido ao acesso obtido na Série C em 2009 ao chegar em 3º lugar. A empresa gestora do clube, Sony Sports, decidiu em outubro de 2010 deixar a cidade de Guaratinguetá e se dirigir para a cidade de Americana, finalizando a trajetória de sucesso do clube no Vale do Paraíba.

 

FONTES: Wikipédia / Site do Clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *