O Torino Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Caxias do Sul (RS). O clube foi Fundado no dia 14 de abril de 1949, em uma 4ª feira a noite, em uma oficina mecânica – oficina do Poly – localizada na Rua Coronel Flores quase esquina com a Av. Júlio de Castilhos.
Um nome marcado
Um fato trágico marcou o clube italiano, 19 dias depois da fundação do homônimo brasileiro. No dia 04 de maio de 1949, a delegação sofreu um acidente de avião quando retornava de Portugal (Lisboa), onde tinha jogado e vencido, em um amistoso, o Benfica.
História
Foram 13 os fundadores do Torino caxiense, integrantes quase todos de duas famílias: a família Pretto e a família Oliveira. Todos já nos deixaram (falecidos), com exceção dos srs. Adão Pretto e Pedro José Pretto.
Foi destaque no pingue-pongue e no vôlei (masculino e feminino), participando também no basquete e no ciclismo.
No vôlei, atuou na década de 50. Já no final da década de 80 formou uma equipe feminina que brilhou a nível local e estadual.
Projeção\Títulos
A história do salonismo em nossa cidade confunde-se com a do TORINO.
O TORINO foi o clube que mais se destacou na fase amadorista do futebol de salão. Foi o clube que mais vezes ganhou títulos citadinos de nossa cidade.
Vale lembrar as quadras onde o Torino atuava:
– As quadras abertas de piso de areia batida: na cancha da Brigada Militar (hoje ed. Aplub), em São Pelegrino;
– As quadras abertas de piso de cimento: na faculdade de economia (no centro), no Colégio La Salle, no pátio do Colégio do Carmo e no abrigo de menores São José, atual Colégio Paulo VI;
– As quadras com piso de parquet: iniciou-se a jogar a partir de 1970 em piso de parquet, primeiramente no Colégio Cristóvão de Mendoza. Logo em seguida, pelo ano de 1973 no Colégio Carmo e logo em seguida no Ginásio Pedro Carneiro Pereira.
Na era amadorista, foi nove vezes campeão da cidade. Foi 6 (seis) vezes campeão regional, vice-campeão estadual em Pelotas em 1965 e terceiro em 1962 e 1967. Sem contar os inúmeros títulos de torneios municipais, regionais e estaduais.
Boa parte dos títulos foi conquistado de forma invicta.
O Futsal foi, sem dúvida alguma, o esporte que mais projetou o TORINO a nível estadual. Foi no TORINO que os primeiros jogadores de futebol de salão foram transferidos para outra agremiação, como Peto e Carlota em 1963, para o Brasil de Pelotas.
Foi o primeiro clube caxiense a trazer grandes times do salonismo para Caxias do Sul. Trouxe na época o Cruzeiro mineiro, Campeão Brasileiro. Na oportunidade o Torino venceu por 3 x 1.
Em 1975, nas comemorações da inauguração do Ginásio Pedro Carneiro Pereira, no Parque dos Macaquinhos, trouxe pela primeira vez ao Estado, a Seleção Brasileira de Futsal.
Pode-se dizer que houve duas épocas no salonismo em Caxias do Sul. A primeira amadora, onde o TORINO sobrepujava-se na cidade e a nível estadual e, a segunda, com a Enxuta, onde o profissionalismo tomou conta.
No futsal retornou em 2006, sempre disputando os primeiros lugares da Divisão Principal de Caxias (Campeonato Municipal). Mesmo assim, com anos de licenciamento, ainda é o MAIOR CAMPEÃO DO FUTSAL da cidade. Não há clube amador que tenha mais títulos de Futsal.
A era Enxuta originou-se de todo o grupo do Torino. Por dois anos a AA Triches (depois Enxuta), contratou toda a equipe e comissão técnica do Torino. A partir do ex grupo do Torino, tornou-se multicampeã brasileira.
No Futebol Sete/society o TORINO é um dos pioneiros dessa modalidade. Participa desde 1987, primeiramente na areia e após na grama. Várias vezes campeão estadual é o representante oficial da cidade de Caxias do Sul, através do FUNDEL, a nível estadual. Após o seu retorno no Futebol 7 em 2007, já conquistou o Vice-Campeonato Estadual de forma invictas (2007), Campeão Estadual de 2008 e é o atual BICampeão da RECOPA GAÚCHA (Copa dos Clubes Campeões – 2010 e 2011).
Atualidade\Missão
Hoje, tanto no Futsal quanto no Futebol Sete\Society o Torino continua a participar de competições locais e estaduais.
A missão do Torino no esporte amador não significa necessariamente desenvolver uma etapa para a vida profissional, mais do que isto é desenvolver uma etapa para a vida.
A quadra de parque, em Caxias, do surgiu em 1961, quando foi inaugurado o colégio Cristóvão de Mendoza. Fui aluno lá. Meu pai era pintor e trabalhou lá, na construção do Colégio.