Futebol na Costa do Marfim

[img:Costa_do_Marfim.gif,thumb,centralizado]
Vamos falar resumidamente deste país tropical, situado na costa ocidental da África com cerca de 15 milhões de habitantes, que tem o francês como língua oficial e que a maioria da população é muçulmana. Suas capitais são Abdjã (sede do governo) e Yamoussoukro (sede administrativa).
[img:civ_plateau_jour2.jpg,resized,centralizado]
No futebol a Costa do Marfim filiou-se á FIFA em 1960, mesmo ano da fundação de sua federação local e também de sua filiação a CAF. Possui cerca de 150 clubes e mais de 13000 jogadores. É considerada uma das forças do continente africano, seu ápice ocorreu com o título da Copa da África em 1992 e com a participação na última Copa do Mundo na Alemanha.
[img:drogba_20WALLPAPER_4.jpg,resized,centralizado]
O maior jogador da história do país foi LAURENT POKOU, considerado o melhor jogador da África em 1970, atuou muito tempo na França e se tornou uma lenda, abaixo dele e também considerado um dos maiores jogadores das gerações mais atuais está ABDOULAYE TRAORÉ, que detém o recorde participações no selecionado, com atuações em 6 fases finais de copas africanas, meio-campista habilidoso, “Ben Badi” como era conhecido atuou também muito tempo na França.A maior estrela atualmente é o atacante do Chelsea ,Didier Drogba.

Em termos de clubes, este país também se destaca nas copas continentais com vários títulos e participações em finais. O principal clube do país é o AFRICA SPORTS de Abdjã, com 14 títulos nacionais o último foi em 1999, 13 de copas e mais 10 de supercopas, este time rubro-verde que atua no estádio Nacional Houphoet Boigny (45000) e tem na águia seu símbolo, tem também muito prestígio no continente onde já foi duas vezes campeão da Recopa em 1992 e 1999 e uma da supercopa em 1992,também foi finalista da Copa dos Campeões em 1986 e da Recopa em 1980 e 1993.
Seu principal rival e o outro grande clube da Costa do Marfim é o ASEC MIMOSAS também de Abdjã,este clube (unifome em amarelo e preto) que também atua no estádio Nacional divide com o Africa Sports a torcida da capital e do país. Maior vencedor do país 22 títulos nacionais,é o atual heptacampeão , com 14 copas e mais 8 supercopas, a nível continental conquistou a Copa dos Campeões em 1998 sendo vice em 1995,ganhou também a supercopa da Africa em 1998.
[img:asec.gif,resized,centralizado]
Como terceira equipe aparece o STELLA ABIDJÃ, 3 títulos nacionais, 2 copas e 2 supercopas, este clube da capital que tem seu estádio “Parc des Sports” (10.000) se destacou também no continente ganhando a CAF CUP, semelhante a antiga Copa da Uefa na Europa, em 1993 e foi finalista da Recopa da Africa em 1993. Bem nivelado com o STELLA aparece o STADE ABIDJÃ, 5 vezes campeão nacional, 5 das copas e 1 supercopa, o STADE, se consagrou no ano de 1966 quando foi campeão africano de clubes. Hoje vive mais do passado.
Fora da capital o clube mais tradicional é o GAGNOA SC, da cidade de mesmo nome ,com 1 título nacional e 1 de Copa aparece como um adiversário dificil de ser batido quando atua em seu estádio “Victor Biaka Boda” (12.000). Os demais clubes aparecem como coadjuvantes do campeonato que basicamente é disputado por estas cinco equipes.
[img:stade_national.jpg,resized,centralizado]

Edu Cacella
[img:bn_historiafutebol.jpg,resized,vazio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *