Palestra Itália de Franca F.C. – Franca: Fundado em 1917

O Palestra Itália de Franca Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Franca. A sua Sede fica localizado na Rua Santos Pereira, 450 – no Bairro Cidade Nova. Fundado no dia 25 de Dezembro de 1917, o ‘Palmeirinhas’ é o segundo clube mais antigo de Franca, atrás apenas da Francana (que chegará ao seu Centenário no dia 12 de outubro).

Estádio da Santos Pereira

Desde 2010, o antigo Palmeiras voltou a se chamar oficialmente por Palestra Itália de Franca Futebol Clube. A denominação de origem foi mudada na época da Segunda Guerra Mundial por determinação do governo federal, via Confederação Brasileira de Desportos. Em 1942, entidades que tivessem seus nomes ligados à Itália ou Alemanha tiveram de alterá-los.

Em Franca, outro passo dado estatutariamente foi à transformação do Palmeirinhas em entidade de assistência social. Essa mudança foi feita para viabilizar a obtenção do título de utilidade pública estadual.

 

FONTE: Rodolfo César do Site GCN.Net.br

FOTO: Oliver Moretto/Comércio da Franca

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 14. Roberto Saraiva, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *