F.B.C., G.A.M. e G.E. General Osório – Rio Grande (RS)

Contando com a colaboração de Douglas Marcelo Rambor, um breve histórico do Grêmio Athletico General Osório, que foi uma agremiação da cidade do Rio grande (RS). O clube Alvirrubro foi Fundado no 1° de julho de 1918, um grupo de denotados desportistas que batizou o time por: Foot-Ball Club General Osório, cujo sua alcunha era: ‘Jaqueta Branco-Encarnada’.

O FBC General Osório, que foi um dos fundadores da Liga de Foot-Ball, conquistou o título do Campeonato Citadino de 1922. Três anos depois, o ‘Jaqueta Branco-Encarnada disputou pela primeira e única vez o Campeonato Gaúcho, da Zona 4 – Sul (1925).

Em 1931, o Foot-Ball Club General Osório, se fusionou com o Grêmio Militar, passando a se chamar Grêmio Athletico Militar General Osório. A partir daí o clube passou a adotar as cores da bandeira do Brasil (verde, amarelo, azul e branco).

Em 1948, o clube deixou de ser administrado pelo 9º Batalhão do Exercito e passou a ter o comando da Brigada Militar. Com isso, novamente, o clube mudou de nome, ganhando uma nova nomenclatura: Grêmio Esportivo General Osório. As suas cores também foram alteradas, passando a ser amarelo e preto.  

FONTE: Revista Rio Grande Esportivo (15 de novembro de 1935) / Blog Nilo Dias

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *