Sociedade Esportiva Penha – Bragança Paulista (SP)

A Sociedade Esportiva Penha é uma agremiação da Cidade de Bragança Paulista (SP). A sua Sede fica localizado na Estrada Penha, s/n – no Bairro da Penha. No Campeonato Citadino, a S.E. Penha já foi campeã duas vezes (1989 e 2000) e vice em outras três oportunidades (1992, 1994 e 1998).Acrescentando a informação do amigo e membro André Martins… O clube foi Fundado no dia 8 de Setembro de 1938, por um grupo de desportistas do bairro com o nome de Penha Futebol Clube.

Na década de 40 inaugurou o seu campo de futebol que era de terra batida em um terreno ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Penha. Com o passar dos anos o time, que representava o bairro, foi se fortalecendo e já era considerado um dos times mais temidos da cidade onde seus jogos aos domingos, em seu campo, levavam grande número de torcedores sempre lotando as suas dependências.

Depois da fundação da L.B.F. – Liga Bragantina de Futebol no ano de 1953 quando esta entidade começou a organizar torneios e campeonatos na cidade o Penha F.C., participou de todas as competições daquela entidade, sendo que o seu primeiro título oficial foi obtido no ano de 1964 com a conquista do Campeonato Varzeano, hoje 2ª divisão de amadores onde o time teve como técnico o Valdemar e na presidência o Armando Marchelli.

O time base tinha a seguinte formação: Lazaro, Tiãozinho e Pedrão, Zinho, Flavio Mutti e Orlandinho, Coutinho, Flávio Izzi, Osório, João Caetano e Mirinho.

Na década de 70 como o Bairro da Penha ganhou o primeiro distrito industrial da cidade, o terreno onde situava o seu campo de futebol foi adquirido pela Prefeitura Municipal e doado para a construção da Indústria AMP do Brasil, hoje Tyco do Brasil, uma das principais indústrias de nossa cidade, sendo que a diretoria do Penha F.C. teve a promessa do prefeito municipal, na época, José de Lima, da construção de uma nova praça de esportes no mesmo bairro.

Isto veio a acontecer na década de 80 com o novo campo de boas dimensões, um excelente gramado com bons vestuários e todo cercado de alambrado. Hoje este estádio tem o nome de Desportista Ademir Antonio Aranzana, uma justa homenagem pelo que realizou pelo clube.

Ainda na década de 70, antes mesmo de perder o seu antigo campo de terra, sua diretoria na época resolveu, depois de 34 anos, mudar o nome da agremiação de “Futebol Clube” para “Sociedade Esportiva”.

Isto foi decidido em reunião da diretoria realizada no dia 1 de março de 1972, sendo então aprovado por todos os diretores presentes. Com a sua nova praça de esportes inaugurada o clube ganhou mais projeção e tendo uma torcida vibrante e fanática conseguiu montar bons times e consequentemente ganhar campeonatos.

Vinte anos depois de conquistar o título de 1964, o Penha voltou a ser campeão amador da 2ª divisão da cidade tendo como técnico o experiente Nelsão Russo que contou com os seguinte jogadores:

Magrão, Jacó, Danilo Porão, Palito, Hercules, Waldir, Zé Carlos, Fabinho, Domingos, Serginho, Amauri, Amendoim, Butica, Ronaldo, Periquito, Niltinho e Paraná. Na presidência o sr. José Fernandes (Zinho) e os diretores João Claudio, Carlinhos e Nardo.

A equipe de aspirantes dirigida pelo popular Diógenes Carteiro também sagrou-se campeão com os seguintes jogadores: Kió, Eloy, Adilson, Gentil, Cláudio, Luis Carlos, Purguinha, Ditinho, Jamelli, Renato, Carlinhos, Geraldo, Paulinho Bonandi, Sávio, Mexicano e Gera.

No ano de 1986 voltava a ser campeão da 2ª Divisão do amador ao vencer na decisão em um jogo dificílimo a boa equipe do Vila Garcia F.C. pelo placar de 1 x 0 com gol assinalado por Aderbal Júnior, sendo que esta decisão foi realizada no dia 21 de dezembro e o time do Penha teve como técnico o popular Diógenes Carteiro que contou com os seguintes jogadores:

Gerá, André, Amauri, Tafuri, Waldir, James, Sávio, Gerson, Ivan Terrível, Renato, Paulinho Bonandi, Pita, Carlinhos Bento, Jamelli, Armandinho e Aderbal Júnior.

O presidente era José Fernandes (Zinho) e os diretores Purguinha, Gentil, Miller, Tóstão, João Tobata, Purga, Osmar e o Massagista Ricardo. Com esta conquista o clube teve o direito ao acesso para disputa do campeonato da 1º divisão do amador da L.B.F.

Sempre mantendo uma boa base e tendo uma diretoria atuante, no ano de 1989 foi a grande surpresa do campeonato conquistando pela primeira vez em sua história o título de campeão amador da cidade em um jogo na final contra a forte equipe do E.C. Vila Aparecida onde a sua fanática torcida comemorou até altas horas da madrugada. No final do ano ainda foi campeão da Taça Cidade de Bragança.

 

FONTE: BJD (Bragança Jornal Diário) 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Sociedade Esportiva Penha – Bragança Paulista (SP)

  1. juninho

    lembrando amigo Ivan.,que salvo engano dessa molecada ai…todos eram moradores da penha mesmo…salvo o ze romario e o pajé…se tivessem mantido a base na penha com moleques de la mesmo…talvez ate pra algum profissional iriam de tao bons…lembro do goleiro gordinho fazendo um golacao do meio camoo contra o Sao Lourenca em 1996, que pra mim foi o mais bonito que ja vi na vida…gol de falta…e depois disso lembro da diretoria do Sao Lourenco querendo levar o menino jogar pra eles…mas eram tao simples..que via muitos deles jogando de tenis..e com uniforme emprestado..pena nao terem tido investimento e atencao como tem fac..lec..sao lourenco…sete pontes etc…seriam monstros na epoca em

  2. ivan lameida

    reforçando a todos os elencos misto do infantil, com mirim do Penha entre os anos de 1993 a 1996…onde obteve nessa categoria a maior invencibiliade da historia:
    1.CUCA
    2.GUI
    3.PACOL
    4.NANDO
    5.MANE
    6.GILBERTO
    7.ZE
    8.BI
    9.DE
    10.PEDRO
    11 PAJE
    ESSA MOLECADA AI FORAM RESPONSAVEIS POR JOGOS INESQUECIVEIS A EPOCA….EMPATANDO EM 1 A 1 COM ENTAO SEMI PROFISSIONAL DO MONTR SIAO EM MINAS GERAIS…EMPATARAM COM OS JUNIORES DO JOSE DOMINGUES E DO ARRAIAL..VENCERAM JOGOS CONTRA ESCOLAS CONSAGRADAS A EPOCA NA CIDADE…COMO FLOR DO PARQUE, JOSE DOMINGUES, SAO BENTO, VILA, VILA GARCIA, O ANTIGO MULTIRAO, HOJE ATLETICO FRATERNIDADE, E O JOGO MAIS INCRIVEL QUE VI DESSA MOLECADA, EM 15 MINUTOS , JA FAZIAM 5 A 0 CONTRA O SAO JOSE DOS ARARAS, ATE SAIR UMA BRIGA NA TORCIDA E O JUIZ ENCERRAR O JOGO..TERIA SIDO COM CERTEZA A MAIOR GOLEADA JA REGISTRADA NO FUTEBOL SE CONTINUASSE…ERA UM GOL A CADA 3 MINUTOS! EU VI..POIS EU ESTAVA LA!

  3. Sergio Mello Autor do post

    Valeu André!
    Eu li e estou acrescventando a postagem. Assim para quem desejar poderá ler a história do SE Penha!
    Abração!

  4. Sergio Mello Autor do post

    Valeu André!! RS
    Mais uma vez a sua agendona mostrou que tem ‘a força’. Rsrs

    Abração!

  5. Andre Martins

    alem de ter conquistado varios campeonatos, a agremiação é uma das mais antigas da cidade, sendo fundada em 1938.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *